Neste trabalho trazemos resultados do projeto de pesquisa intitulado: “Divulgando e comunicando ciências nos espaços formais de educação: um estudo com o teatro”, em particular do estudo proposto no plano de ação “Do estudo do texto à construção dramatúrgica: uma possibilidade para comunicar a ciência”, cujo objetivo é investigar as relações entre o teatro científico e a divulgação científica, atentando-se ao estudo teórico e criação do texto dramatúrgico sobre aspectos históricos e conceituais do calor para divulgação científica. Aqui apresentamos resultados relacionados ao estudo do texto “Concepções sobre a natureza do calor em diferentes contextos históricos”, de autoria de (SILVA, FORATO E GOMES, 2013), em que investigamos aspectos da história e conceituais acerca das diversas interpretações que o conceito de calor apresentou ao longo da história, uma discussão sobre o roteiro dramatúrgico que está foi utilizado para a produção de uma peça de teatro em uma escola, além dos processos de montagem desta peça para a apresentação. Os resultados nos fizeram refletir acerca da relação divulgação da ciência e arte, mais especificamente desta relação com o teatro, e por meio do estudo bibliográfico, foi possível detectar que alguns pesquisadores defendem a utilização do mesmo para uma melhor compreensão da ciência, onde o teatro pode ser uma ferramenta com este fim, levando um conhecimento de forma singular para uma educação cientifica de uma forma lúdica, e o teatro nos dá esta possibilidade.