Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONHECENDO AS DST

Palavra-chaves: DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, OFICINAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O ensino de Ciências e Biologia oferecem várias possibilidades de trabalhar temáticas voltadas à educação sexual e saúde, dentre elas, é pertinente a abordagem sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O professor deve assumir a postura de intermediador do conhecimento e promover a sensibilização acerca da temática. Objetivou-se demonstrar, por meio de um relato de experiência, a utilização de oficinas pedagógicas como facilitadora da aprendizagem científica, abordando os sintomas e forma de contágio das principais DST, além de promover a sensibilização sobre a importância do uso de preservativos como forma de prevenção dessas doenças. Desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom José Maria Pires em João Pessoa, o trabalho teve como público alvo alunos das três turmas do Ensino Médio do turno da noite. Ao longo de uma semana, foram realizadas palestras, oficinas de perguntas e respostas e oficinas de cartazes. Discutiu-se sobre os sintomas, as formas de contágio e as formas de prevenção das principais DST. Durante a execução das etapas, notou-se que essa temática ainda é alvo de preconceito e constrangimentos para alguns alunos, entretanto, observou-se que durante as perguntas, a falta de conhecimento era compartilhada. Acredita-se que a falta de diálogo e muitas vezes a timidez levam ao conhecimento por mitos e do senso comum. Conclui-se que as oficinas pedagógicas criam espaços favoráveis ao professor para trabalhar diversos temas, inclusive, a possibilidade de quebrar barreiras dialógicas ainda existentes, além de colocar o aluno como construtor do conhecimento.

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