PRÁTICA PEDAGÓGICA E GADGETS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UFMA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21996 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1113 "inscrito_id" => 8174 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA E GADGETS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UFMA" "resumo" => "Este artigo discute a integração dos dispositivos de comunicação e informação (gadgets) à prática pedagógica vivenciada nas salas de aula do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Compreender de que forma os professores estão incluindo os gadgets em sala como elemento facilitador na socialização e aprendizagem do conhecimento é o nosso objetivo. Para tal, foram entrevistados dez alunos/as. Abordamos a concepção de prática pedagógica emancipadora comprometida com a transformação social. Para fundamentar a nossa análise utilizamos o referencial dialético que é subjacente a uma prática pedagógica crítica que nos permite pensar a totalidade do fenômeno. Ao utilizarmos categorias dialéticas de análise compreendemos a prática pedagógica como uma prática social tendo por objetivos, finalidades e conhecimentos bem definidos, num contexto de uma prática social mais ampla, onde a educação no seio da sociedade do conhecimento assume um novo paradigma vinculado à interação ciência e técnica, homens e máquinas. Chegamos assim, a caracterizar a prática pedagógica como capaz de fortalecer o pensamento crítico e a experiência humana através da criatividade e racionalidade, fatores fundamentais no processo de evolução da consciência individual e coletiva. Concluímos que os desafios à integração dos gadgets no ambiente de sala de aula são muitos à medida que a prática pedagógica está imersa nos mais diversos determinantes sociais, políticos e econômicos. No entanto, acreditamos que a prática pedagógica possa ser capaz de possuir um caráter criador tendo como ponto de partida o meio cultural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, GADGETS, CURSO DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID8174_13082016155554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO FRANCO LAUANDE" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA LAUANDE" "autor_email" => "fatimala@ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21996 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1113 "inscrito_id" => 8174 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA E GADGETS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UFMA" "resumo" => "Este artigo discute a integração dos dispositivos de comunicação e informação (gadgets) à prática pedagógica vivenciada nas salas de aula do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Compreender de que forma os professores estão incluindo os gadgets em sala como elemento facilitador na socialização e aprendizagem do conhecimento é o nosso objetivo. Para tal, foram entrevistados dez alunos/as. Abordamos a concepção de prática pedagógica emancipadora comprometida com a transformação social. Para fundamentar a nossa análise utilizamos o referencial dialético que é subjacente a uma prática pedagógica crítica que nos permite pensar a totalidade do fenômeno. Ao utilizarmos categorias dialéticas de análise compreendemos a prática pedagógica como uma prática social tendo por objetivos, finalidades e conhecimentos bem definidos, num contexto de uma prática social mais ampla, onde a educação no seio da sociedade do conhecimento assume um novo paradigma vinculado à interação ciência e técnica, homens e máquinas. Chegamos assim, a caracterizar a prática pedagógica como capaz de fortalecer o pensamento crítico e a experiência humana através da criatividade e racionalidade, fatores fundamentais no processo de evolução da consciência individual e coletiva. Concluímos que os desafios à integração dos gadgets no ambiente de sala de aula são muitos à medida que a prática pedagógica está imersa nos mais diversos determinantes sociais, políticos e econômicos. No entanto, acreditamos que a prática pedagógica possa ser capaz de possuir um caráter criador tendo como ponto de partida o meio cultural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, GADGETS, CURSO DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID8174_13082016155554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO FRANCO LAUANDE" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA LAUANDE" "autor_email" => "fatimala@ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }