LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21333 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2720 "inscrito_id" => 7859 "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID" "resumo" => "O objetivo de ensino da língua materna é o de que o aluno saiba interpretar e produzir textos coerentes e com opiniões objetivas ao sair dos ensinos fundamental e médio. Assim, este artigo é resultado do projeto “Quem sou eu... lendo e escrevendo com Clarice Lispector”, executado com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, de abril a junho de 2016, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa-PB, durante atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Objetivamos refletir sobre a importância da leitura e da escrita na formação escolar e sociocultural do aluno. Como embasamento teórico, nos apoiaremos nas perspectivas de Marcuschi (2008) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que apontam o texto como objetivo central do ensino de língua portuguesa e afirmam que o aluno deve ser considerado como produtor de texto, aquele que pode ser entendido pelos textos que produz e que o constitui como ser humano. A partir disso, o projeto teve como objetivo aproximar o aluno da literatura e ajudá-lo a desenvolver a escrita, tendo como referência as obras lispectorianas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e, também, a leitura e análise da percepção dos alunos sobre o conto “A bela e a fera” de Clarice Lispector publicado em 1979 no livro com mesmo título. Foi possível perceber mais participação nos projetos dos alunos que leram o conto e produziram os textos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO, LEITURA, ESCRITA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID7859_17082016163409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIANA DAVID DE OLIVEIRA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "FLAVIANA DAVID" "autor_email" => "flavianabezerra79@hotmail" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21333 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2720 "inscrito_id" => 7859 "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID" "resumo" => "O objetivo de ensino da língua materna é o de que o aluno saiba interpretar e produzir textos coerentes e com opiniões objetivas ao sair dos ensinos fundamental e médio. Assim, este artigo é resultado do projeto “Quem sou eu... lendo e escrevendo com Clarice Lispector”, executado com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, de abril a junho de 2016, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa-PB, durante atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Objetivamos refletir sobre a importância da leitura e da escrita na formação escolar e sociocultural do aluno. Como embasamento teórico, nos apoiaremos nas perspectivas de Marcuschi (2008) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que apontam o texto como objetivo central do ensino de língua portuguesa e afirmam que o aluno deve ser considerado como produtor de texto, aquele que pode ser entendido pelos textos que produz e que o constitui como ser humano. A partir disso, o projeto teve como objetivo aproximar o aluno da literatura e ajudá-lo a desenvolver a escrita, tendo como referência as obras lispectorianas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e, também, a leitura e análise da percepção dos alunos sobre o conto “A bela e a fera” de Clarice Lispector publicado em 1979 no livro com mesmo título. Foi possível perceber mais participação nos projetos dos alunos que leram o conto e produziram os textos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO, LEITURA, ESCRITA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID7859_17082016163409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIANA DAVID DE OLIVEIRA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "FLAVIANA DAVID" "autor_email" => "flavianabezerra79@hotmail" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }