Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO PEDAGÓGICA DA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ ALENCAR ALVES DO MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA/CEARÁ: UM ENFOQUE NAS PRÁTICAS DE LEITURA

Palavra-chaves: GESTÃO DO CURRÍCULO, PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA, PRÁTICAS DE LEITURA Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21158
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 873
    "inscrito_id" => 7402
    "titulo" => "GESTÃO PEDAGÓGICA DA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ ALENCAR ALVES DO MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA/CEARÁ: UM ENFOQUE NAS PRÁTICAS DE LEITURA"
    "resumo" => "Buscando entender os processos de gestão do currículo que acontecem na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Alencar Alves do município de Nova Olinda-CE, o presente artigo apresenta uma análise da Proposta Curricular posta em prática pela escola como alternativa e pressuposto para o desenvolvimento das práticas de leitura. Os autores abordam a importância de se pensar a gestão do currículo e a construção e execução de uma proposta curricular como inerentes às funções de gestores e professores, trazendo para discussão elementos que evidenciam tal relevância. Nesse sentido, são destacadas as práticas de leitura realizadas pela escola como instrumentos norteados pela Proposta Curricular de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "GESTÃO DO CURRÍCULO, PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA, PRÁTICAS DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID7402_11082016161952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO ROBERTO DE ARAUJO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO ARAUJO"
    "autor_email" => "robertoa-souza@hotmail.co"
    "autor_ies" => "CAED/UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21158
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 873
    "inscrito_id" => 7402
    "titulo" => "GESTÃO PEDAGÓGICA DA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ ALENCAR ALVES DO MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA/CEARÁ: UM ENFOQUE NAS PRÁTICAS DE LEITURA"
    "resumo" => "Buscando entender os processos de gestão do currículo que acontecem na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Alencar Alves do município de Nova Olinda-CE, o presente artigo apresenta uma análise da Proposta Curricular posta em prática pela escola como alternativa e pressuposto para o desenvolvimento das práticas de leitura. Os autores abordam a importância de se pensar a gestão do currículo e a construção e execução de uma proposta curricular como inerentes às funções de gestores e professores, trazendo para discussão elementos que evidenciam tal relevância. Nesse sentido, são destacadas as práticas de leitura realizadas pela escola como instrumentos norteados pela Proposta Curricular de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "GESTÃO DO CURRÍCULO, PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA, PRÁTICAS DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID7402_11082016161952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO ROBERTO DE ARAUJO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO ARAUJO"
    "autor_email" => "robertoa-souza@hotmail.co"
    "autor_ies" => "CAED/UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Buscando entender os processos de gestão do currículo que acontecem na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Alencar Alves do município de Nova Olinda-CE, o presente artigo apresenta uma análise da Proposta Curricular posta em prática pela escola como alternativa e pressuposto para o desenvolvimento das práticas de leitura. Os autores abordam a importância de se pensar a gestão do currículo e a construção e execução de uma proposta curricular como inerentes às funções de gestores e professores, trazendo para discussão elementos que evidenciam tal relevância. Nesse sentido, são destacadas as práticas de leitura realizadas pela escola como instrumentos norteados pela Proposta Curricular de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.