HIPNOTERAPIA COGNITIVA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21174 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2989 "inscrito_id" => 12798 "titulo" => "HIPNOTERAPIA COGNITIVA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Diante da crise do sistema educacional brasileiro, sente-se a necessidade de buscar alternativas que possam auxiliar na aprendizagem. O objetivo deste artigo foi elucidar as contribuições possíveis da hipnose e da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) na educação. A hipnose é uma das técnicas mais eficazes e costuma reduzir o tempo de tratamento, podendo estar associada a várias abordagens psicoterápicas. Eficaz no tratamento de fobias, agressividade, ansiedade, depressão, dor, bem como na melhora da motivação, memória, percepção e atenção, a hipnose pode interferir positivamente na aprendizagem. Através de pesquisa bibliográfica qualitativa, verificou-se a eficácia da Hipnoterapia Cognitiva na melhora nos hábitos de estudo, melhora da memória, da percepção, da atenção, da criatividade, e da motivação, além de diminuição da ansiedade. A TCC, por sua vez, é uma forma de terapia breve, estruturada e direcionada a resolver problemas atuais através da modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais. O cliente e o terapeuta trabalham juntos para identificar e solucionar os problemas em termos da relação entre pensamentos, emoções e comportamentos. Através da modificação de pensamentos e emoções que estejam interferindo nesse processo de aprendizagem, com a reestruturação cognitiva, consegue-se também melhorar o desempenho e a qualidade de vida dos participantes. A Hipnoterapia Cognitiva se apropria das técnicas de indução, aprofundamento e manutenção do estado hipnótico da Hipnose Clássica, e a intervenção psicológica é feita através da TCC e gera, portanto, mudanças comportamentais saudáveis e melhor adaptativas. Com treinamento apropriado em auto-hipnose e em TCC, os estudantes podem ser treinados para aumentar o seu desempenho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "TCC, HIPNOSE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12798_17082016212338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN CRISTINA DE OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "HELLEN OLIVEIRA" "autor_email" => "hellencrisss@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21174 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2989 "inscrito_id" => 12798 "titulo" => "HIPNOTERAPIA COGNITIVA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Diante da crise do sistema educacional brasileiro, sente-se a necessidade de buscar alternativas que possam auxiliar na aprendizagem. O objetivo deste artigo foi elucidar as contribuições possíveis da hipnose e da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) na educação. A hipnose é uma das técnicas mais eficazes e costuma reduzir o tempo de tratamento, podendo estar associada a várias abordagens psicoterápicas. Eficaz no tratamento de fobias, agressividade, ansiedade, depressão, dor, bem como na melhora da motivação, memória, percepção e atenção, a hipnose pode interferir positivamente na aprendizagem. Através de pesquisa bibliográfica qualitativa, verificou-se a eficácia da Hipnoterapia Cognitiva na melhora nos hábitos de estudo, melhora da memória, da percepção, da atenção, da criatividade, e da motivação, além de diminuição da ansiedade. A TCC, por sua vez, é uma forma de terapia breve, estruturada e direcionada a resolver problemas atuais através da modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais. O cliente e o terapeuta trabalham juntos para identificar e solucionar os problemas em termos da relação entre pensamentos, emoções e comportamentos. Através da modificação de pensamentos e emoções que estejam interferindo nesse processo de aprendizagem, com a reestruturação cognitiva, consegue-se também melhorar o desempenho e a qualidade de vida dos participantes. A Hipnoterapia Cognitiva se apropria das técnicas de indução, aprofundamento e manutenção do estado hipnótico da Hipnose Clássica, e a intervenção psicológica é feita através da TCC e gera, portanto, mudanças comportamentais saudáveis e melhor adaptativas. Com treinamento apropriado em auto-hipnose e em TCC, os estudantes podem ser treinados para aumentar o seu desempenho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "TCC, HIPNOSE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12798_17082016212338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN CRISTINA DE OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "HELLEN OLIVEIRA" "autor_email" => "hellencrisss@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }