Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Analisando a pesquisa que investiga a brincadeira como ponto importante na construção do ensino e aprendizagem na educação infantil é salutar destacar que ao brincar a criança se desenvolve em muitos aspectos que são fundamentais para a formação da criança como ser humano independente inserido no contexto social. Nesse pressuposto, vemos a brincadeira como ação principal que manifesta a eficácia da aprendizagem significativa na vivência do aluno. Através da ação do brincar, a criança desperta curiosidade, e é inserida em um mundo mágico de fantasia proporcionado pelo momento em que estão e assim a aprendizagem é aprimorada cada vez mais. É muito importante a participação pedagógica na construção da personalidade da criança, na medida em que compara os alunos que obtém maior ou menor desempenho; essa atitude influi diretamente na análise que a criança apresenta de si mesma. Pois sua habilidade cognitiva será desenvolvida estrategicamente, através dos seus saberes. Não se pode separar dinâmicas e brincadeiras, dos meios de ensino, são elementos que devem unir-se um ao outro para que se obtenha bons resultados na aprendizagem das crianças. A aquisição do conhecimento infantil através da construção da aprendizagem escolar é ideal nessa faixa etária específica, pois sua habilidade cognitiva será desenvolvida estrategicamente, através dos seus saberes. Fazer a pesquisa sobre jogos na educação infantil, surgiu pela curiosidade de conhecer eficácia do mesmo na pratica pedagógica. As brincadeira e os jogo são instrumentos importantes para aprendizagem e desenvolvimento infantil, levando em conta que a criança aprende de maneira espontânea, o brinquedo passa a ter significado em sua formação e aprendizagem, não podemos apenas pensar que as crianças, assimilam conteúdos com grande facilidade é necessária dinamizar, a metodologia de ensino, para tornar o conteúdo prazeroso, levando em conta o ritmo de aprendizagem das crianças, e que os jogos são recursos imprescindíveis para tornar a aula divertida e menos cansativa. E assim o trabalho busca responder; como se dar a prática pedagógica por meio dos jogos na educação infantil?. Aliado a essa pergunta tem-se como Objetivo Geral: evidenciar a importância das brincadeiras para processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento da criança, por meio do brincar. Específicos: Analisar de que maneira os jogos proporcionam aprendizagem. Conhecer o método utilizado pelos professores para uso dos jogos. Para obtenção de respostas dos questionamentos levantados foi realizado uma pesquisa bibliográfica com uso do questionário aberto com duas docentes atuantes em Instituições Públicas municipais, ambas especialistas na área da educação infantil. Contudo, analisou-se que com a utilização dos jogos nas aulas, pode facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Através de uma metodologia lúdica e o professor pode resgatar o prazer de brincar e, ao mesmo tempo, privilegiar o desenvolvimento de estratégias, raciocínios, enriquecer os conteúdos trabalhando-os em sala de aula, de forma agradável, dinâmica, participativa e significativa. E chega-se a conclusão de que, os jogos proporcionam a imaginação, à criação, à descoberta própria, enfim à construção do conhecimento, o que possibilita ao aluno um prazer em aprender pela investigação e participação de forma coletiva.

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