BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO NA CAATINGA: PRÁTICAS DIDÁTICAS SOBRE A FAUNA LOCAL VOLTADAS PARA ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LORDÃO, PICUÍ-PB.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20444 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3573 "inscrito_id" => 7905 "titulo" => "BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO NA CAATINGA: PRÁTICAS DIDÁTICAS SOBRE A FAUNA LOCAL VOLTADAS PARA ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LORDÃO, PICUÍ-PB." "resumo" => "A relação homem-fauna silvestre adentra numa revolução histórico-cultural com impactos catastróficos muitas vezes irreversíveis para os ecossistemas existentes na Terra. O ambiente escolar, base da educação formal, deve oportunizar aos alunos um despertar para preservação dessa fauna, assim como dos ecossistemas. É dessa forma que despertamos para os anseios da Caatinga, bioma único e com graves problemas socioculturais acerca da caça ilegal e o tráfico de animais silvestres. Sendo assim, esta pesquisa buscará realizar práticas didáticas sobre a fauna silvestre por meio de abordagens de Biologia da Conservação e de Educação Ambiental, ministradas aos alunos de uma escola pública estadual do município de Picuí-PB. Para isso, procurou-se trabalhar com ciclos de aulas expositivo-dialógicas e práticas em campo, abordando as características e importâncias da fauna silvestre local, englobando temas transversais como Meio Ambiente e Sistemas de Conservação da Vida Selvagem, a fim de perceber como o aluno concebe essa teoria/prática em sua relação com o ambiente. Essa pesquisa foi de natureza quantitativa e qualitativa, culminando numa triangulação dos dados entre as aulas expositivas ministradas e uma análise das visitas a campo, oferecidas aos alunos. A utilização de metodologias e práticas pedagógicas que visem superar a tradicional educação teorizada tende a desenvolver o verdadeiro propósito do aprender, formando cidadãos críticos e conscientes. Foi destacada também a inclusão da educação ambiental e biologia da conservação como ferramentas do currículo escolar, extremamente necessárias diante das diversas dificuldades enfrentadas no ensino de ciências e biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO, CAATINGA, FAUNA SILVESTRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID7905_19082016201111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKSON EMANUEL SANTOS" "autor_nome_curto" => "JACKSON SANTOS" "autor_email" => "jackson.bio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20444 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3573 "inscrito_id" => 7905 "titulo" => "BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO NA CAATINGA: PRÁTICAS DIDÁTICAS SOBRE A FAUNA LOCAL VOLTADAS PARA ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LORDÃO, PICUÍ-PB." "resumo" => "A relação homem-fauna silvestre adentra numa revolução histórico-cultural com impactos catastróficos muitas vezes irreversíveis para os ecossistemas existentes na Terra. O ambiente escolar, base da educação formal, deve oportunizar aos alunos um despertar para preservação dessa fauna, assim como dos ecossistemas. É dessa forma que despertamos para os anseios da Caatinga, bioma único e com graves problemas socioculturais acerca da caça ilegal e o tráfico de animais silvestres. Sendo assim, esta pesquisa buscará realizar práticas didáticas sobre a fauna silvestre por meio de abordagens de Biologia da Conservação e de Educação Ambiental, ministradas aos alunos de uma escola pública estadual do município de Picuí-PB. Para isso, procurou-se trabalhar com ciclos de aulas expositivo-dialógicas e práticas em campo, abordando as características e importâncias da fauna silvestre local, englobando temas transversais como Meio Ambiente e Sistemas de Conservação da Vida Selvagem, a fim de perceber como o aluno concebe essa teoria/prática em sua relação com o ambiente. Essa pesquisa foi de natureza quantitativa e qualitativa, culminando numa triangulação dos dados entre as aulas expositivas ministradas e uma análise das visitas a campo, oferecidas aos alunos. A utilização de metodologias e práticas pedagógicas que visem superar a tradicional educação teorizada tende a desenvolver o verdadeiro propósito do aprender, formando cidadãos críticos e conscientes. Foi destacada também a inclusão da educação ambiental e biologia da conservação como ferramentas do currículo escolar, extremamente necessárias diante das diversas dificuldades enfrentadas no ensino de ciências e biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO, CAATINGA, FAUNA SILVESTRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID7905_19082016201111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKSON EMANUEL SANTOS" "autor_nome_curto" => "JACKSON SANTOS" "autor_email" => "jackson.bio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }