O presente artigo discute a necessidade de apresentar a verdadeira essência do curso de pedagogia da UECE/ Fecli. Mostrando que deve haver um entendimento sobre educação e sociologia e o que elas configuram para o meio. Foi desenvolvido no decorrer da monitoria de Sociologia e Educação I, com o intuito de expor o conceito que e os discentes e docentes detêm do curso de Pedagogia, para tanto foi elaborado um questionário destinado para os alunos e professores do curso. Da análise, percebeu-se que os discentes apresentam uma perspectiva pedagógica voltada para a transformação educacional e social, e de uma imaginação sociológica voltada para praticas metodológicas educacional. Em continuidade da analise, verifica-se que os docentes veem as deficiências da sua área, mas aponta uma a solução, que seria a dialogização como forma de encontrar a construção do conhecimento, tendo uma imaginação sociológica voltada para o currículo e para os contextos adotados. Enfim, a partir da análise feita conclui-se que o curso de pedagogia da Fecli, é muito diversificado, e é isso que faz com que fique mais evidente para a sociedade e para o próprio corpo componente, desse curso, conseguir ter uma imaginação sociológica, passando a valorizá-lo.