Tem-se observado alterações significativas no perfil educacional da sociedade.É de suma importância a busca por métodos eficazes para o aprendizado dentro ou fora de sala de aula. O uso de modelos visa aguçar a curiosidade e criatividade de quem o faz e o analisa, além de promover a interação entre aprendizes e orientadores. O objetivo deste trabalho foi utilização de modelos didáticos de desenvolvimento embrionário que visem o estímulo a aprender ciências no que diz respeito ao ensino de reprodução. Foi ministrada uma oficina onde a princípio, foram passados materiais teóricos com o uso de um projetor de mídias a respeito de clivagem, contendo informações a respeito dos seus diferentes padrões. Posteriormente foi realizada uma oficina acerca do manuseio de materiais como biscuit, tintas e isopor, para a confecção de modelos.Ao final foi realizada uma entrevista com os participantes para verificar o nível de conhecimento desenvolvido pelos mesmos e um questionário acerca da oficina e assuntos abordados. Observou-se através da modelagem dos alunos a visualização concreta de um processo complexo e intangível,percebeu-se que o uso de modelos no ensino de ciências teve uma ótima aceitação dos participantes da oficina, com o questionário notou-se que se sentiram satisfeitos ao usar uma nova forma de estudo e entretenimento para aprender um assunto complexo de forma mais leve e interessante. Pôde-se notar que aprender com o uso de modelos não significa apenas ter alguma coisa palpável para analisar, o conhecimento científico acaba incentivando e estimulando o aluno a fazer pesquisa.