Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELAGEM CIENTÍFICA: A RELEVÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: ENSINO, CIÊNCIAS, EMBRIOLOGIA Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21421
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3306
    "inscrito_id" => 6436
    "titulo" => "MODELAGEM CIENTÍFICA: A RELEVÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Tem-se observado alterações significativas no perfil educacional da sociedade.É de suma importância a busca por métodos eficazes para o aprendizado dentro ou fora de sala de aula. O uso de modelos visa aguçar a curiosidade e criatividade de quem o faz e o analisa, além de promover a interação entre aprendizes e orientadores. O objetivo deste trabalho foi utilização de modelos didáticos de desenvolvimento embrionário que visem o estímulo a aprender ciências no que diz respeito ao ensino de reprodução. Foi ministrada uma oficina onde a princípio, foram passados materiais teóricos com o uso de um projetor de mídias a respeito de clivagem, contendo informações a respeito dos seus diferentes padrões. Posteriormente foi realizada uma oficina acerca do manuseio de materiais como biscuit, tintas e isopor, para a confecção de modelos.Ao final foi realizada uma entrevista com os participantes para verificar o nível de conhecimento desenvolvido pelos mesmos e um questionário acerca da oficina e assuntos abordados. Observou-se através da modelagem dos alunos a visualização concreta de um processo complexo e intangível,percebeu-se que o uso de modelos no ensino de ciências teve uma ótima aceitação dos participantes da oficina, com o questionário notou-se que se sentiram satisfeitos ao usar uma nova forma de estudo e entretenimento para aprender um assunto complexo de forma mais leve e interessante. Pôde-se notar que aprender com o uso de modelos não significa apenas ter alguma coisa palpável para analisar, o conhecimento científico acaba incentivando e estimulando o aluno a fazer pesquisa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS, EMBRIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID6436_18082016204738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA MARIA LUZ FREITAS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "RITA LUZ"
    "autor_email" => "ritaluzfreitass@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21421
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3306
    "inscrito_id" => 6436
    "titulo" => "MODELAGEM CIENTÍFICA: A RELEVÂNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Tem-se observado alterações significativas no perfil educacional da sociedade.É de suma importância a busca por métodos eficazes para o aprendizado dentro ou fora de sala de aula. O uso de modelos visa aguçar a curiosidade e criatividade de quem o faz e o analisa, além de promover a interação entre aprendizes e orientadores. O objetivo deste trabalho foi utilização de modelos didáticos de desenvolvimento embrionário que visem o estímulo a aprender ciências no que diz respeito ao ensino de reprodução. Foi ministrada uma oficina onde a princípio, foram passados materiais teóricos com o uso de um projetor de mídias a respeito de clivagem, contendo informações a respeito dos seus diferentes padrões. Posteriormente foi realizada uma oficina acerca do manuseio de materiais como biscuit, tintas e isopor, para a confecção de modelos.Ao final foi realizada uma entrevista com os participantes para verificar o nível de conhecimento desenvolvido pelos mesmos e um questionário acerca da oficina e assuntos abordados. Observou-se através da modelagem dos alunos a visualização concreta de um processo complexo e intangível,percebeu-se que o uso de modelos no ensino de ciências teve uma ótima aceitação dos participantes da oficina, com o questionário notou-se que se sentiram satisfeitos ao usar uma nova forma de estudo e entretenimento para aprender um assunto complexo de forma mais leve e interessante. Pôde-se notar que aprender com o uso de modelos não significa apenas ter alguma coisa palpável para analisar, o conhecimento científico acaba incentivando e estimulando o aluno a fazer pesquisa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS, EMBRIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID6436_18082016204738.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA MARIA LUZ FREITAS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "RITA LUZ"
    "autor_email" => "ritaluzfreitass@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Tem-se observado alterações significativas no perfil educacional da sociedade.É de suma importância a busca por métodos eficazes para o aprendizado dentro ou fora de sala de aula. O uso de modelos visa aguçar a curiosidade e criatividade de quem o faz e o analisa, além de promover a interação entre aprendizes e orientadores. O objetivo deste trabalho foi utilização de modelos didáticos de desenvolvimento embrionário que visem o estímulo a aprender ciências no que diz respeito ao ensino de reprodução. Foi ministrada uma oficina onde a princípio, foram passados materiais teóricos com o uso de um projetor de mídias a respeito de clivagem, contendo informações a respeito dos seus diferentes padrões. Posteriormente foi realizada uma oficina acerca do manuseio de materiais como biscuit, tintas e isopor, para a confecção de modelos.Ao final foi realizada uma entrevista com os participantes para verificar o nível de conhecimento desenvolvido pelos mesmos e um questionário acerca da oficina e assuntos abordados. Observou-se através da modelagem dos alunos a visualização concreta de um processo complexo e intangível,percebeu-se que o uso de modelos no ensino de ciências teve uma ótima aceitação dos participantes da oficina, com o questionário notou-se que se sentiram satisfeitos ao usar uma nova forma de estudo e entretenimento para aprender um assunto complexo de forma mais leve e interessante. Pôde-se notar que aprender com o uso de modelos não significa apenas ter alguma coisa palpável para analisar, o conhecimento científico acaba incentivando e estimulando o aluno a fazer pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.