ESCRITA E TECNOLOGIAS: USO DAS REDES SOCIAIS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, DESAFIO PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20961 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2108 "inscrito_id" => 9619 "titulo" => "ESCRITA E TECNOLOGIAS: USO DAS REDES SOCIAIS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, DESAFIO PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "O uso das tecnologias como ferramentas de aprendizagens constituem um grande desafio para o trabalho do professor no contexto da sala de aula, partindo dessa premissa este trabalho tem como objetivo, refletir sobre o uso das tecnologias e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem sobretudo com relação à produção de escrita. Considerando que a produção de conhecimento na sociedade contemporânea tem uma relação com o letramento digital associado às novas formas de comunicação e informações veiculadas no mundo social, conduzimos as nossas reflexões a partir de uma visão também reflexiva, por isso, nos pautamos em autores como: Soares(2006), para a qual o letramento é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e de escrita em um contexto específico; Rojo(2012 ), que defende um deslocamento das práticas canônicas realizadas pelos protagonistas do contexto escolar; Hetkowski (2004) que , na sua tese de doutorado intitulada: Políticas Públicas: Tecnologia da Informação e Novas Práticas Pedagógica, faz uma abordagem excepcional das política públicas, das possibilidades de uma prática pedagógica mais dinâmica com o uso das tecnologias , afirmando inclusive, que há uma dificuldade muito grande por parte dos professores de inserir as mídias digitais nas atividades diárias . Das reflexões teóricas e do relato de algumas práticas, podemos afirmar que o resultado de um trabalho com a inserção das tecnologias como auxiliar nas atividades de leitura e escrita, do ponto de vista social e cultural é essencial para que o aluno faça parte de uma escola “real”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, TIC, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID9619_15082016210035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARGARETH VALDIVINO DA LUZ CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARGARETH " "autor_email" => "margarethvaldivino@hotmai" "autor_ies" => "SEDUC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20961 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2108 "inscrito_id" => 9619 "titulo" => "ESCRITA E TECNOLOGIAS: USO DAS REDES SOCIAIS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, DESAFIO PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "O uso das tecnologias como ferramentas de aprendizagens constituem um grande desafio para o trabalho do professor no contexto da sala de aula, partindo dessa premissa este trabalho tem como objetivo, refletir sobre o uso das tecnologias e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem sobretudo com relação à produção de escrita. Considerando que a produção de conhecimento na sociedade contemporânea tem uma relação com o letramento digital associado às novas formas de comunicação e informações veiculadas no mundo social, conduzimos as nossas reflexões a partir de uma visão também reflexiva, por isso, nos pautamos em autores como: Soares(2006), para a qual o letramento é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e de escrita em um contexto específico; Rojo(2012 ), que defende um deslocamento das práticas canônicas realizadas pelos protagonistas do contexto escolar; Hetkowski (2004) que , na sua tese de doutorado intitulada: Políticas Públicas: Tecnologia da Informação e Novas Práticas Pedagógica, faz uma abordagem excepcional das política públicas, das possibilidades de uma prática pedagógica mais dinâmica com o uso das tecnologias , afirmando inclusive, que há uma dificuldade muito grande por parte dos professores de inserir as mídias digitais nas atividades diárias . Das reflexões teóricas e do relato de algumas práticas, podemos afirmar que o resultado de um trabalho com a inserção das tecnologias como auxiliar nas atividades de leitura e escrita, do ponto de vista social e cultural é essencial para que o aluno faça parte de uma escola “real”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, TIC, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID9619_15082016210035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARGARETH VALDIVINO DA LUZ CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARGARETH " "autor_email" => "margarethvaldivino@hotmai" "autor_ies" => "SEDUC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }