PROJETO INTERDISCIPLINAR E LETRAMENTO: OS GÊNEROS DO DISCURSO NA ALFABETIZAÇÃO.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22068 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1087 "inscrito_id" => 5129 "titulo" => "PROJETO INTERDISCIPLINAR E LETRAMENTO: OS GÊNEROS DO DISCURSO NA ALFABETIZAÇÃO." "resumo" => "Trabalhar com gêneros discursivos em turmas de alfabetização é uma prática que deve estar presente constantemente por meio de atividades propostas em projetos interdisciplinares que, além de tratar do sistema de escrita alfabética, proporcionem aos estudantes a oportunidade de tornarem-se letrados. Sabendo-se que há aprendizagens que podem começar antes que as crianças possuam a capacidade de escrever alfabeticamente, de forma convencional, é preciso prever situações compartilhadas de produção de textos em que o professor seja o escriba. Assim, será possibilitada a explicitação de estratégias de escrita, as crianças aprendem sobre linguagem, bem como, sobre planejar, revisar e avaliar textos. Baseando-se em Brasil (1996), Dubeaux e Teles (2012), Soares (2004), Soares (2009), Souza e Leal (2012), objetivou-se compartilhar aqui uma parte das nossas concepções e da prática pedagógica, por meio do trabalho interdisciplinar realizado com alfabetizandos através de projetos, abarcando o trabalho com gêneros discursivos, pois entendemos a importância do letramento nesta fase da vida escolar. Com a temática “Juntos podemos contribuir para combater a Dengue”, buscamos a meta de, nas intervenções realizadas na sala de aula, apresentar às crianças como podemos nos comunicar com o outro através de diversos gêneros, especialmente o gênero panfleto, fazendo-os compreender o que é um panfleto e como acontece o seu uso em contextos sociais. Para tanto, como metodologia, tratou-se sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti: causas, sintomas e tratamento; realizamos um mutirão da limpeza nas dependências escolares, apresentamos vídeo, música sobre o tema e confeccionamos cartazes. Por fim, construímos coletivamente um panfleto com informações sobre a Dengue, que foi distribuído pelos alunos com a comunidade escolar. Sendo assim, foi possível perceber a satisfação dos alunos em participar das atividades propostas, bem como, observar que compreenderam como é elaborado o gênero panfleto e qual a sua função no meio comunicativo em sociedade.(CAPES – Observatório da Educação, OBEDUC 21053/2012 - UFRN – CONTAR. PPGED/PPGEL/PPGECNM)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "GÊNEROS DO DISCURSO, LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID5129_13082016124216.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÂMARES SALDANHA TOSCANO DE SOUZA GOMES" "autor_nome_curto" => "DÂMARES SALDANH" "autor_email" => "damares_saldanha@hotmail." "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR REGINALDO FERREIRA NETO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22068 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1087 "inscrito_id" => 5129 "titulo" => "PROJETO INTERDISCIPLINAR E LETRAMENTO: OS GÊNEROS DO DISCURSO NA ALFABETIZAÇÃO." "resumo" => "Trabalhar com gêneros discursivos em turmas de alfabetização é uma prática que deve estar presente constantemente por meio de atividades propostas em projetos interdisciplinares que, além de tratar do sistema de escrita alfabética, proporcionem aos estudantes a oportunidade de tornarem-se letrados. Sabendo-se que há aprendizagens que podem começar antes que as crianças possuam a capacidade de escrever alfabeticamente, de forma convencional, é preciso prever situações compartilhadas de produção de textos em que o professor seja o escriba. Assim, será possibilitada a explicitação de estratégias de escrita, as crianças aprendem sobre linguagem, bem como, sobre planejar, revisar e avaliar textos. Baseando-se em Brasil (1996), Dubeaux e Teles (2012), Soares (2004), Soares (2009), Souza e Leal (2012), objetivou-se compartilhar aqui uma parte das nossas concepções e da prática pedagógica, por meio do trabalho interdisciplinar realizado com alfabetizandos através de projetos, abarcando o trabalho com gêneros discursivos, pois entendemos a importância do letramento nesta fase da vida escolar. Com a temática “Juntos podemos contribuir para combater a Dengue”, buscamos a meta de, nas intervenções realizadas na sala de aula, apresentar às crianças como podemos nos comunicar com o outro através de diversos gêneros, especialmente o gênero panfleto, fazendo-os compreender o que é um panfleto e como acontece o seu uso em contextos sociais. Para tanto, como metodologia, tratou-se sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti: causas, sintomas e tratamento; realizamos um mutirão da limpeza nas dependências escolares, apresentamos vídeo, música sobre o tema e confeccionamos cartazes. Por fim, construímos coletivamente um panfleto com informações sobre a Dengue, que foi distribuído pelos alunos com a comunidade escolar. Sendo assim, foi possível perceber a satisfação dos alunos em participar das atividades propostas, bem como, observar que compreenderam como é elaborado o gênero panfleto e qual a sua função no meio comunicativo em sociedade.(CAPES – Observatório da Educação, OBEDUC 21053/2012 - UFRN – CONTAR. PPGED/PPGEL/PPGECNM)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "GÊNEROS DO DISCURSO, LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID5129_13082016124216.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÂMARES SALDANHA TOSCANO DE SOUZA GOMES" "autor_nome_curto" => "DÂMARES SALDANH" "autor_email" => "damares_saldanha@hotmail." "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR REGINALDO FERREIRA NETO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }