Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS

Palavra-chaves: NTICS, ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21463
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3436
    "inscrito_id" => 1053
    "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido a partir das discussões que ocorreram entre os integrantes do projeto de extensão intitulado: Estudos e ações pedagógicas em Ciências: formação inicial e continuada de docentes, vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE vinculado ao Centro de Formação (CFP) de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a respeito da formação inicial que os/as licenciandos /as recebem dentro dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Matemática, ofertados pela referida instituição, para trabalhar com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) em sala de aula. O estudo se baseou em responder a seguinte questão: verificar quais são as principais necessidades formativas dos/as estudantes estagiários/as vinculados/as à UACEN/CFP/UFCG para trabalhar com as NTIC em sala de aula. Para fazer o levantamento dessas necessidades foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa com os/as discentes das referidas licenciaturas, que deram suas contribuições de forma muito significativa. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado contendo sete questões, o mesmo foi analisado e discutido, de forma a atender o objetivo que é apontar as principais necessidades formativas contribuindo para o plano de ação continuada que será desenvolvido dentro do referido projeto de extensão. Os resultados apontam para a dificuldade/desconhecimento que os/as estagiários/as têm em utilizar as NTICs como metodologia e a necessidade em criar um espaço virtual que funcione como um repositório continuado de pesquisa, onde os/as estudantes estagiários/as tenham acesso às ferramentas tecnológicas que subsidiará suas aulas nos estágios supervisionados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "NTICS, ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID1053_19082016103310.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILÂNEA DE LUCENA SATURNINO"
    "autor_nome_curto" => "VILÂNEA"
    "autor_email" => "vilanneadelucenna@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21463
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3436
    "inscrito_id" => 1053
    "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido a partir das discussões que ocorreram entre os integrantes do projeto de extensão intitulado: Estudos e ações pedagógicas em Ciências: formação inicial e continuada de docentes, vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE vinculado ao Centro de Formação (CFP) de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a respeito da formação inicial que os/as licenciandos /as recebem dentro dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Matemática, ofertados pela referida instituição, para trabalhar com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) em sala de aula. O estudo se baseou em responder a seguinte questão: verificar quais são as principais necessidades formativas dos/as estudantes estagiários/as vinculados/as à UACEN/CFP/UFCG para trabalhar com as NTIC em sala de aula. Para fazer o levantamento dessas necessidades foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa com os/as discentes das referidas licenciaturas, que deram suas contribuições de forma muito significativa. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado contendo sete questões, o mesmo foi analisado e discutido, de forma a atender o objetivo que é apontar as principais necessidades formativas contribuindo para o plano de ação continuada que será desenvolvido dentro do referido projeto de extensão. Os resultados apontam para a dificuldade/desconhecimento que os/as estagiários/as têm em utilizar as NTICs como metodologia e a necessidade em criar um espaço virtual que funcione como um repositório continuado de pesquisa, onde os/as estudantes estagiários/as tenham acesso às ferramentas tecnológicas que subsidiará suas aulas nos estágios supervisionados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "NTICS, ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID1053_19082016103310.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILÂNEA DE LUCENA SATURNINO"
    "autor_nome_curto" => "VILÂNEA"
    "autor_email" => "vilanneadelucenna@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido a partir das discussões que ocorreram entre os integrantes do projeto de extensão intitulado: Estudos e ações pedagógicas em Ciências: formação inicial e continuada de docentes, vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE vinculado ao Centro de Formação (CFP) de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a respeito da formação inicial que os/as licenciandos /as recebem dentro dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Matemática, ofertados pela referida instituição, para trabalhar com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) em sala de aula. O estudo se baseou em responder a seguinte questão: verificar quais são as principais necessidades formativas dos/as estudantes estagiários/as vinculados/as à UACEN/CFP/UFCG para trabalhar com as NTIC em sala de aula. Para fazer o levantamento dessas necessidades foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa com os/as discentes das referidas licenciaturas, que deram suas contribuições de forma muito significativa. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado contendo sete questões, o mesmo foi analisado e discutido, de forma a atender o objetivo que é apontar as principais necessidades formativas contribuindo para o plano de ação continuada que será desenvolvido dentro do referido projeto de extensão. Os resultados apontam para a dificuldade/desconhecimento que os/as estagiários/as têm em utilizar as NTICs como metodologia e a necessidade em criar um espaço virtual que funcione como um repositório continuado de pesquisa, onde os/as estudantes estagiários/as tenham acesso às ferramentas tecnológicas que subsidiará suas aulas nos estágios supervisionados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.