NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21463 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3436 "inscrito_id" => 1053 "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido a partir das discussões que ocorreram entre os integrantes do projeto de extensão intitulado: Estudos e ações pedagógicas em Ciências: formação inicial e continuada de docentes, vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE vinculado ao Centro de Formação (CFP) de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a respeito da formação inicial que os/as licenciandos /as recebem dentro dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Matemática, ofertados pela referida instituição, para trabalhar com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) em sala de aula. O estudo se baseou em responder a seguinte questão: verificar quais são as principais necessidades formativas dos/as estudantes estagiários/as vinculados/as à UACEN/CFP/UFCG para trabalhar com as NTIC em sala de aula. Para fazer o levantamento dessas necessidades foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa com os/as discentes das referidas licenciaturas, que deram suas contribuições de forma muito significativa. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado contendo sete questões, o mesmo foi analisado e discutido, de forma a atender o objetivo que é apontar as principais necessidades formativas contribuindo para o plano de ação continuada que será desenvolvido dentro do referido projeto de extensão. Os resultados apontam para a dificuldade/desconhecimento que os/as estagiários/as têm em utilizar as NTICs como metodologia e a necessidade em criar um espaço virtual que funcione como um repositório continuado de pesquisa, onde os/as estudantes estagiários/as tenham acesso às ferramentas tecnológicas que subsidiará suas aulas nos estágios supervisionados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "NTICS, ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID1053_19082016103310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILÂNEA DE LUCENA SATURNINO" "autor_nome_curto" => "VILÂNEA" "autor_email" => "vilanneadelucenna@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21463 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3436 "inscrito_id" => 1053 "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido a partir das discussões que ocorreram entre os integrantes do projeto de extensão intitulado: Estudos e ações pedagógicas em Ciências: formação inicial e continuada de docentes, vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE vinculado ao Centro de Formação (CFP) de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a respeito da formação inicial que os/as licenciandos /as recebem dentro dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Matemática, ofertados pela referida instituição, para trabalhar com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) em sala de aula. O estudo se baseou em responder a seguinte questão: verificar quais são as principais necessidades formativas dos/as estudantes estagiários/as vinculados/as à UACEN/CFP/UFCG para trabalhar com as NTIC em sala de aula. Para fazer o levantamento dessas necessidades foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa com os/as discentes das referidas licenciaturas, que deram suas contribuições de forma muito significativa. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado contendo sete questões, o mesmo foi analisado e discutido, de forma a atender o objetivo que é apontar as principais necessidades formativas contribuindo para o plano de ação continuada que será desenvolvido dentro do referido projeto de extensão. Os resultados apontam para a dificuldade/desconhecimento que os/as estagiários/as têm em utilizar as NTICs como metodologia e a necessidade em criar um espaço virtual que funcione como um repositório continuado de pesquisa, onde os/as estudantes estagiários/as tenham acesso às ferramentas tecnológicas que subsidiará suas aulas nos estágios supervisionados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "NTICS, ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID1053_19082016103310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILÂNEA DE LUCENA SATURNINO" "autor_nome_curto" => "VILÂNEA" "autor_email" => "vilanneadelucenna@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }