O que tem impulsionado as inúmeras discussões em torno da avaliação da aprendizagem é a busca da superação de sua prática dicotômica em relação à educação, em que muitos docentes pensam o momento avaliativo no fim do processo de julgamento de seus alunos, na verificação e medição atribuindo notas, caracterizando os bons e os ruins em sua sala de aula. É em meio a esse contexto que devemos entender a avaliação como algo inerente ao processo de ensino-aprendizagem escolar, é compreender esse componente como parte de uma ação coletiva na formação dos alunos. Assim como em outras áreas da formação educacional, a geografia escolar também se encontra em meio à discussão frente à avaliação, afinal, uma questão sempre vem à tona acerca do trabalho docente, evidenciando-se em sua recorrência no contexto do ensino em todas as épocas: como avaliar? Deste modo o presente trabalho pretende refletir sobre as concepções e práticas dos docentes que lecionam a disciplina de Geografia no Ensino Médio, tendo como campo de pesquisa algumas escolas públicas da cidade de Mossoró/RN. A pesquisa possui cunho qualitativo e descritivo, priorizando os escritos dos sujeitos docentes como forma de compreender os resultados. Empregou-se como procedimento metodológico a elaboração de instrumento de pesquisa do tipo questionário semiestruturado com o objetivo de revelar as concepções e práticas dos sujeitos docentes pesquisados em relação à temática avaliação da aprendizagem. É possível perceber nos sujeitos docentes pesquisados uma concepção de avaliação da aprendizagem positiva, fora dos padrões viciantes que dominam as práticas escolares; contudo, é notória em suas práticas uma avaliação engessada ao sistema de ensino, que caminha contrário as suas concepções, os forçando a repetir práticas examinativas ao invés de avaliativas.