O presente artigo apresenta o resultado parcial da experiência de inclusão escolar de alunos com deficiência(s) da Escola de Educação Básica Maria Dalva Barbosa de Azevedo, da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Itapipoca - Ceará, que apesar dos grandiosos desafios, vem contemplando seus anseios no que refere-se a inclusão escolar. Tem como objetivo avaliar e caracterizar as concepções dos diferentes segmentos desta comunidade a respeito dos conceitos e impressões sobre inclusão e escola inclusiva. A metodologia apresenta uma abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando para a coleta de dados vários instrumentos; desde a pesquisa teórica à intervenção em salas de Atendimento Educacional Especializado e em outros espaços escolares. Os resultados apontam para desafios a serem superados, porém, o trabalho, se constituiu como instrumento eficaz de sensibilização e mobilização da comunidade ao proporcionar uma reflexão mais sistemática sobre o tema. Faz-se necessário, novas práticas pedagógicas e humanas, mediadas pela legislação e teorias sócio educacionais inclusivas e da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que garantam discussões, aqui trazidas.