CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PIBID PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS PERSPECTIVAS DOS BOLSISTAS ACERCA DO PROGRAMA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20572 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 963 "inscrito_id" => 1560 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PIBID PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS PERSPECTIVAS DOS BOLSISTAS ACERCA DO PROGRAMA" "resumo" => "Na contemporaneidade, é cada vez mais necessário que a formação de professores possa romper os modelos engessados de ensino conteudista e tradicional, e consolidar metodologias inerentes às novas demandas sociais e científicas. Nessa direção, insere-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, o qual tem por objetivo, não apenas inserir graduandos na realidade do ensino básico, mas também possibilitá-los desenvolver metodologias de ensino diversificadas, contribuindo para o aperfeiçoamento da prática docente. Assim, esse trabalho teve como objetivo conhecer os impactos do PIBID na formação de licenciandos, bolsistas de iniciação à docência contemplados pelo Programa. Teve como sujeitos alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, campus da Universidade Estadual do Ceará. A pesquisa, de abordagem qualitativa, lançou mão de uma pergunta subjetiva, aberta, para a coleta de dados. O estudo permitiu concluir que a prática, atrelada a conceitos teóricos, permite a melhor forma do bolsista desempenhar seu papel na construção da educação e conhecer os pontos pertinentes de crescimento na área de ensino. Pode-se dizer que os benefícios do Programa contemplam os futuros docentes, os professores e alunos das escolas parceiras do PIBID. Com tantos avanços tecnológicos, planejar aulas atrativas e que consigam passar o conhecimento desejado aos alunos é algo cada vez mais desafiador. Assim, no âmbito do Programa, novas perspectivas têm agregado valor à prática profissional na direção da humanização e sensibilização dos futuros professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1560_12082016144037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA SILVA" "autor_email" => "fernanda.fernandes@aluno." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20572 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 963 "inscrito_id" => 1560 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DO PIBID PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS PERSPECTIVAS DOS BOLSISTAS ACERCA DO PROGRAMA" "resumo" => "Na contemporaneidade, é cada vez mais necessário que a formação de professores possa romper os modelos engessados de ensino conteudista e tradicional, e consolidar metodologias inerentes às novas demandas sociais e científicas. Nessa direção, insere-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, o qual tem por objetivo, não apenas inserir graduandos na realidade do ensino básico, mas também possibilitá-los desenvolver metodologias de ensino diversificadas, contribuindo para o aperfeiçoamento da prática docente. Assim, esse trabalho teve como objetivo conhecer os impactos do PIBID na formação de licenciandos, bolsistas de iniciação à docência contemplados pelo Programa. Teve como sujeitos alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, campus da Universidade Estadual do Ceará. A pesquisa, de abordagem qualitativa, lançou mão de uma pergunta subjetiva, aberta, para a coleta de dados. O estudo permitiu concluir que a prática, atrelada a conceitos teóricos, permite a melhor forma do bolsista desempenhar seu papel na construção da educação e conhecer os pontos pertinentes de crescimento na área de ensino. Pode-se dizer que os benefícios do Programa contemplam os futuros docentes, os professores e alunos das escolas parceiras do PIBID. Com tantos avanços tecnológicos, planejar aulas atrativas e que consigam passar o conhecimento desejado aos alunos é algo cada vez mais desafiador. Assim, no âmbito do Programa, novas perspectivas têm agregado valor à prática profissional na direção da humanização e sensibilização dos futuros professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1560_12082016144037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA SILVA" "autor_email" => "fernanda.fernandes@aluno." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }