A voz é um importante instrumento de trabalho em várias profissões, sendo bastante empregada também na prática docente (ARAUJO, et al., 2008). Ao fazer uso de voz para lecionar, o professor comete inúmeros abusos vocais, principalmente aqueles que lecionam em séries inicias, salas lotadas e local de trabalho insalubre, o que traz como consequência a efetivação de hábitos inadequados uma boa saúde de vocal, como elevação da voz e gritos frequentemente visando manter a disciplina dos discentes (AMATO, 2010). Porém, poucos possuem preparo vocal para esse uso profissional. Devido à alta preva¬lência de problemas vocais e ao grande número de professores no país, torna-se de grande relevância o estudo e o desenvolvimento de ações preventivas no campo da saúde coletiva (LUCHESI et al., 2010), visando diminuir e evitar alterações vocais docente. Adicionalmente, é necessário que se busque relacionar todos os fatores ambientais e de condições de trabalho que possam estar ligados direta e indiretamente à saúde vocal desse profissional tão importante para a sociedade. Diante disso, o presente estudo buscou realizar um levantamento de dados relacionados à saúde vocal dos professores das escolas públicas de Caxias – MA, objetivando analisar a condição vocal desses docentes e os diferentes fatores que ocasionam diversas alterações nas vozes dos mesmos. A aplicação dos questionários sobre a saúde vocal dos professores de escolas públicas do município de Caxias foi o primeiro passo para dar início ao desenvolvimento da pesquisa Ao todo, 20 professores participaram voluntariamente da pesquisa, após assinarem termo de consentimento. Os dados obtidos passaram por processo de análise e em seguida os resultados foram organizados em gráficos para serem analisados. A população estudada é composta por professores de escolas públicas com idade entre 25 a 55 anos. Durante a realização da pesquisa foi possível observar em tempo real alguns hábitos prejudiciais à voz praticados pelos professores, como a ingestão de alimentos gordurosos e a falta do consumo de água. Houve também muitos relatos e reclamações das condições de trabalhos e queixas de incômodo vocal. O levantamento de dados relacionados à saúde vocal dos professores das escolas públicas de Caxias – MA levou a constatação de que ainda é dada pouca importância para os cuidados com a voz, tendo em vista que é o principal instrumento de trabalho utilizado pelos professores. Porém, essa falta de cuidado não se deve somente ao descaso do próprio profissional e a ausência de conhecimento sobre o assunto, mas está também diretamente ligado a fatores ambientais, organizacionais e ocupacionais.