A defasagem na escrita do aluno surdo se faz presente em seu processo de ensino aprendizagem. Algumas crianças surdas podem até conseguir escrever as palavras, contudo não conseguem atribuir significado a maioria delas, limitando, assim, o desenvolvimento cognitivo. Esta pesquisa visa avaliar o desenvolvimento de crianças surdas quando expostas a ELiS – Escrita das Línguas de Sinais. Assim, verificar a contribuição do ensino de ELiS para o desenvolvimento cognitivo de crianças surdas, visto que se trata de um sistema de escrita capaz de expressar, com eficiência, a língua a qual ela utiliza. Esse trabalho se faz relevante para somar ao processo de alfabetização e de letramento dos surdos possibilidades que favorecem o desenvolvimento linguístico dos mesmos. Os dados dessa pesquisa são coletados a partir de um curso de EliS. Duas entrevistas também contribuem para a obtenção dos dados, uma ai início e outra ao final da pesquisa. Diante do atual processo de alfabetização no qual os surdos são inseridos, visa-se obter com este trabalho parâmetros que possibilite averiguar a eficácia da EliS tanto para o desenvolvimento expressivo dos sujeitos surdos como também na escrita da língua portuguesa. busca-se nesses sujeitos, maior motivação e desempenho acadêmicos possibilitando a formação de sujeitos atuantes na sociedades, com formação crítica e igualdade de possibilidades na construção de sua cidadania.