O presente artigo sintetiza parcialmente o conteúdo de uma pesquisa que se encontra em andamento, que tem como objetivo geral investigar a prática pedagógica do professor de APE em escolas da rede pública municipal de Teresina-PI, no contexto dos paradigmas educacionais. Para tanto, consideramos necessário recorrer aos aportes teóricos que fundamentam as discussões, em que podemos citar alguns dos autores utilizados: Bardin (2000), Franco (2006), Behrens (2010) e Moraes (1997). Devido às particularidades do nosso objeto de estudo a pesquisa está sendo realizada seguindo uma abordagem caracterizada na modalidade qualitativa, que conta com recurso de produção de dados a realização de entrevistas e a observação da prática do professor de APE. Com base nisso, a análise de conteúdo foi a responsável pela categorização dos dados, orientados por Bardin (2000). Nessa perspectiva, a análise dos dados produzidos encontra-se em andamento, mas já revelam as primeiras conclusões, referentes às deficiências no apoio de material didático-pedagógico e o distanciamento entre o real e o legal. O desdobramento deste estudo apresenta discussões teóricas, metodológicas e empíricas sobre a prática pedagógica, situando o contexto local de produção dos dados, bem como a consideração das disposições legais. Como forma de organização, o estudo foi estruturado seguindo a contextualização de prática pedagógica, os paradigmas educacionais, as orientações sobre o APE, e a análise da prática deste professor. Portanto, acreditamos que essa pesquisa se apresenta como referência para permanentes discussões em torno da formação e prática profissional.