Introdução - em 2005 foram aprovadas as diretrizes curriculares do curso de Pedagogia. Sendo que esse documento coloca como prioridade a formação de professores/as pedagogos/as para a educação básica. Frente a essa proposição equivocada, enfrentamos o desafio de levar os/as nossos/as estudantes a vivenciarem experiências que os/as permitam compreender a Pedagogia não apenas como um curso de licenciatura, mas, sobretudo como um campo do conhecimento que trata da Educação. Diante de tais questões apresentamos estratégias pedagógicas de formação de professores/as pedagogo/as, desenvolvidas por docentes das Faculdades INTA (Sobral - Ce), por meio de um projeto interdisciplinar de pesquisa intitulado: Educação é coisa de Índio. Metodologia- desenvolvemos uma pesquisa fazendo uso da metodologia ante pós facto, o que permitiu tomarmos conhecimentos acerca dos saberes portados pelos discentes acerca dos índios; estudar literatura acerca da presença indígena no Ceará e a relação destes grupos com as lutas dos Movimentos Sociais, por fim, realizamos aula-vivência junto aos índios Tremembé da Praia de Almofala (Itarema-Ce). Conclusões - esse projeto interdisciplinar permitiu que os/as estudantes reconhecessem e pudessem desmistificar preconceitos e idéias equivocadas acerca dos grupos indígenas. De outro, evidenciou a necessidade de pensar o currículo da Pedagogia como um dispositivo voltado à construção de experiências que permitam articular os saberes e práticas docentes às teorias pedagógicas e, assim, contribuir para que sejam eliminadas práticas pedagógicas equivocadas e preconceituosas.