O artigo tem como objeto de estudo o projeto “Equilíbrio da Mente” com ênfase na metodologia de ensino e na caracterização das ações e do público alvo. O projeto tem grande relevância para a área educacional, por refletir sobre dois aspectos importantes na Educação Especial, ou seja, o Transtorno Mental e a Metodologia utilizada no ensino dessa clientela. Dessa forma, objetivou-se realizar uma descrição do Projeto, abordando o seu contexto histórico, bem como, seus objetivos e a metodologia aplicada nos anos 2011 e 2012. O projeto se desenvolve mediante uma parceria entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a Secretaria de Educação do município de Quixadá e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). A pesquisa utilizou como recurso metodológico uma Pesquisa Participante, por meio de uma abordagem qualitativa. Analisamos a metodologia aplicada nos anos citados, por meio de observações na sala de aula, com o objetivo de descrever e verificar quais as contribuições da antiga metodologia e da atual para o processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno Mental. Os resultados preliminares indicam a importância de uma avaliação processual das ações implementadas no projeto, para redirecionamento quando necessário. O planejamento das aulas é realizado considerando as áreas de interesse, necessidades e os níveis de desenvolvimento dos alunos. Os resultados são lentos e a aprendizagem é marcada por avanços e retrocessos. Por fim, verificamos que as estratégias metodológicas podem facilitar a interação entre os alunos e mediar de forma mais assertiva o processo de aprendizagem.