O presente artigo é um relato da experiência realizada em uma escola na cidade de Mossoró/RN, no curso de Pedagogia como parte integrante do componente curricular Estágio Supervisionado I na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O artigo tem como objetivo esmiuçar os conhecimentos acerca da Educação Infantil e relacioná-los com as práticas pedagógicas, ou seja, fazer uma analogia entre experiências adquiridas em sala de aula e campo de estágio, com a teoria obtida na Universidade através de discussão sobre o assunto. Sua metodologia foi uma pesquisa empírica em uma Unidade de Educação Infantil – UEI, atrelada a leituras e resumos de textos, diálogos e debates em sala. Os documentos utilizados foram o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001). Sua fundamentação teórica está em Barbosa (2006), explicitando a importância das rotinas na educação Infantil, e Pimenta e Lima (2004), situando a temática Estágio Supervisionado e a relação teoria e prática. Esta experiência contribuiu para a construção da nossa vida profissional. Observamos a prática de outros pedagogos, analisamos as suas ações e tiramos conclusões significativas de que todas as atitudes e ações realmente estão embasadas em teóricos, em estudos e pesquisas que hoje fazem uma grande diferença no ensino. Através da vivência na sala de aula percebemos a necessidade dessa disciplina na formação profissional, pois é uma contribuição que acrescenta conhecimentos, aprofundando e ampliando a diversidade de atuação nesse campo educacional.