O PROCESSO FORMATIVO PRÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÃO E AÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 495 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 818 "inscrito_id" => 483 "titulo" => "O PROCESSO FORMATIVO PRÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÃO E AÇÃO" "resumo" => "O presente artigo é um relato da experiência realizada em uma escola na cidade de Mossoró/RN, no curso de Pedagogia como parte integrante do componente curricular Estágio Supervisionado I na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O artigo tem como objetivo esmiuçar os conhecimentos acerca da Educação Infantil e relacioná-los com as práticas pedagógicas, ou seja, fazer uma analogia entre experiências adquiridas em sala de aula e campo de estágio, com a teoria obtida na Universidade através de discussão sobre o assunto. Sua metodologia foi uma pesquisa empírica em uma Unidade de Educação Infantil – UEI, atrelada a leituras e resumos de textos, diálogos e debates em sala. Os documentos utilizados foram o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001). Sua fundamentação teórica está em Barbosa (2006), explicitando a importância das rotinas na educação Infantil, e Pimenta e Lima (2004), situando a temática Estágio Supervisionado e a relação teoria e prática. Esta experiência contribuiu para a construção da nossa vida profissional. Observamos a prática de outros pedagogos, analisamos as suas ações e tiramos conclusões significativas de que todas as atitudes e ações realmente estão embasadas em teóricos, em estudos e pesquisas que hoje fazem uma grande diferença no ensino. Através da vivência na sala de aula percebemos a necessidade dessa disciplina na formação profissional, pois é uma contribuição que acrescenta conhecimentos, aprofundando e ampliando a diversidade de atuação nesse campo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Estágio supervisionado, Aprendizagem, Escola" "idioma" => "Português" "arquivo" => "c50419a6d9b3b996bdc9e5001b953f4a_483.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA JACIÁRA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA JACIARA" "autor_email" => "priscilajaciara@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 495 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 818 "inscrito_id" => 483 "titulo" => "O PROCESSO FORMATIVO PRÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÃO E AÇÃO" "resumo" => "O presente artigo é um relato da experiência realizada em uma escola na cidade de Mossoró/RN, no curso de Pedagogia como parte integrante do componente curricular Estágio Supervisionado I na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O artigo tem como objetivo esmiuçar os conhecimentos acerca da Educação Infantil e relacioná-los com as práticas pedagógicas, ou seja, fazer uma analogia entre experiências adquiridas em sala de aula e campo de estágio, com a teoria obtida na Universidade através de discussão sobre o assunto. Sua metodologia foi uma pesquisa empírica em uma Unidade de Educação Infantil – UEI, atrelada a leituras e resumos de textos, diálogos e debates em sala. Os documentos utilizados foram o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001). Sua fundamentação teórica está em Barbosa (2006), explicitando a importância das rotinas na educação Infantil, e Pimenta e Lima (2004), situando a temática Estágio Supervisionado e a relação teoria e prática. Esta experiência contribuiu para a construção da nossa vida profissional. Observamos a prática de outros pedagogos, analisamos as suas ações e tiramos conclusões significativas de que todas as atitudes e ações realmente estão embasadas em teóricos, em estudos e pesquisas que hoje fazem uma grande diferença no ensino. Através da vivência na sala de aula percebemos a necessidade dessa disciplina na formação profissional, pois é uma contribuição que acrescenta conhecimentos, aprofundando e ampliando a diversidade de atuação nesse campo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Estágio supervisionado, Aprendizagem, Escola" "idioma" => "Português" "arquivo" => "c50419a6d9b3b996bdc9e5001b953f4a_483.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA JACIÁRA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA JACIARA" "autor_email" => "priscilajaciara@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }