O modo excludente como a estrutura fundiária brasileira se consolidou historicamente, é responsável por sérias conseqüências sociais, culturais e ambientais para o país. Entretanto, se verifica que os livros didáticos de história ainda não trazem discussões acerca da história agrária do Brasil, colocando grupos sociais que dependem da terra para seu sustento e/ou sobrevivência de aspectos culturais de seu grupo étnico, no silenciamento. Assim, objetivamos apontar caminhos metodológicos para a utilização da história em quadrinhos, “três historias e uma terra” (que apresenta como sujeitos da história da terra os indígenas, negros e trabalhadores rurais), como uma alternativa de recurso didático que minore o silenciamneto referido. Para tal, nos respaldamos teoricamente em Barbosa (2004), e Silva (1999). Os dados apresentados neste trabalho se sustentam metodologicamente em pesquisa bibliográfica. No tocante a teoria da história e ao ensino da mesma, é nosso suporte teórico, Chartier (1990), Certeau (2002), Stephanou (1998), Mendonça (2000) e Cardoso & Vainfas (1999).