Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DO 7º SEMESTRE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACEDI-UECE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL.

Palavra-chaves: Estágio Supervisionado, Formação Inicial, Profissional Docente Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 425
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 320
    "inscrito_id" => 542
    "titulo" => "A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DO 7º SEMESTRE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACEDI-UECE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL."
    "resumo" => "O presente artigo apresenta concepções de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI (FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA) \t-UECE (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) acerca do estágio supervisionado no Ensino Médio I. O mesmo tem o objetivo de compreender as questões que permeiam o estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O presente trabalho foi realizado através de pesquisa qualitativa na turma do estágio supervisionado no ensino médio I, foram selecionados aleatoriamente oito licenciandos do curso de ciências biológicas da FACEDI-UECE, estes alunos dessa disciplina. Os sujeitos da pesquisa responderam a um questionário composto com cinco perguntas abertas. Os resultados obtidos com a análise das similaridades das respostas indicaram que o estágio supervisionado no Ensino Médio I, é muito importante para na formação inicial de professores, pois leva o estagiário a vivenciar e refletir sua prática docente.  Mesmo com pontos limitantes como a disponibilidade de horários e a estrutura para o desenvolvimento das atividades pelos estagiários, o estágio supervisionado configura-se como um instrumento indispensável nos cursos de licenciatura, pois permite o licenciando o contato com o seu ambiente de atuação profissional. Com a análise dos dados foi possível chegar a conclusão que o estágio supervisionado é um instrumento de grande importância na formação inicial, pois permite ao estagiário a construção de sua identidade e lidar com os pontos limitantes de suas práticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Estágio supervisionado, Formação inicial, Profissional docente"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "d2fe72d21aaf3f26cc26ea1ca96c7295_542.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELISMAR DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ELISMAR SOUSA"
    "autor_email" => "elismar.biologia@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACEDI-UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 425
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 320
    "inscrito_id" => 542
    "titulo" => "A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DO 7º SEMESTRE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACEDI-UECE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL."
    "resumo" => "O presente artigo apresenta concepções de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI (FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA) \t-UECE (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) acerca do estágio supervisionado no Ensino Médio I. O mesmo tem o objetivo de compreender as questões que permeiam o estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O presente trabalho foi realizado através de pesquisa qualitativa na turma do estágio supervisionado no ensino médio I, foram selecionados aleatoriamente oito licenciandos do curso de ciências biológicas da FACEDI-UECE, estes alunos dessa disciplina. Os sujeitos da pesquisa responderam a um questionário composto com cinco perguntas abertas. Os resultados obtidos com a análise das similaridades das respostas indicaram que o estágio supervisionado no Ensino Médio I, é muito importante para na formação inicial de professores, pois leva o estagiário a vivenciar e refletir sua prática docente.  Mesmo com pontos limitantes como a disponibilidade de horários e a estrutura para o desenvolvimento das atividades pelos estagiários, o estágio supervisionado configura-se como um instrumento indispensável nos cursos de licenciatura, pois permite o licenciando o contato com o seu ambiente de atuação profissional. Com a análise dos dados foi possível chegar a conclusão que o estágio supervisionado é um instrumento de grande importância na formação inicial, pois permite ao estagiário a construção de sua identidade e lidar com os pontos limitantes de suas práticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Estágio supervisionado, Formação inicial, Profissional docente"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "d2fe72d21aaf3f26cc26ea1ca96c7295_542.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELISMAR DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ELISMAR SOUSA"
    "autor_email" => "elismar.biologia@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACEDI-UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente artigo apresenta concepções de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI (FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA) -UECE (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) acerca do estágio supervisionado no Ensino Médio I. O mesmo tem o objetivo de compreender as questões que permeiam o estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O presente trabalho foi realizado através de pesquisa qualitativa na turma do estágio supervisionado no ensino médio I, foram selecionados aleatoriamente oito licenciandos do curso de ciências biológicas da FACEDI-UECE, estes alunos dessa disciplina. Os sujeitos da pesquisa responderam a um questionário composto com cinco perguntas abertas. Os resultados obtidos com a análise das similaridades das respostas indicaram que o estágio supervisionado no Ensino Médio I, é muito importante para na formação inicial de professores, pois leva o estagiário a vivenciar e refletir sua prática docente. Mesmo com pontos limitantes como a disponibilidade de horários e a estrutura para o desenvolvimento das atividades pelos estagiários, o estágio supervisionado configura-se como um instrumento indispensável nos cursos de licenciatura, pois permite o licenciando o contato com o seu ambiente de atuação profissional. Com a análise dos dados foi possível chegar a conclusão que o estágio supervisionado é um instrumento de grande importância na formação inicial, pois permite ao estagiário a construção de sua identidade e lidar com os pontos limitantes de suas práticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.