O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa, aliada a um estudo bibliográfico e empírico, sobre a prática educativa universitária no que tange ao processo de formação do professor e as competências pedagógicas que o atual mercado de trabalho exige deste profissional. A referida pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática educativa universitária, no que diz respeito à formação e às competências para o exercício da profissão. Foram elencados como objetivos específicos: conhecer as competências que o profissional do Ensino Superior necessita desenvolver para realizar de forma satisfatória sua prática educativa; compreender a importância da formação continuada do professor universitário para o pleno desenvolvimento da ação docente; e refletir sobre o “fazer docente” do professor universitário frente às novas exigências do mercado de trabalho. Para coleta dos dados utilizamos o questionário aberto. Por meio de elucidações de teóricos como, Madeira (2010), Gil (2008), Rios (2008), Masseto (2003), dentre outros, o texto trata da formação necessária ao docente do Ensino Superior no âmbito da qualificação acadêmica, bem como da continuidade dos estudos. E ainda, trata dos requisitos necessários ao bom desempenho do professor e as competências que este deve desenvolver para realizar um trabalho de qualidade. A leitura do mesmo proporciona ao leitor a oportunidade de refletir sobre os principais aspectos norteadores da docência universitária.