Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A TRILHA ECOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR NA PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Palavra-chaves: PROFESSORES, ENSAIO INTERDISCIPLINAR, TRILHA ECOLÓGICA Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Química
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O presente trabalho analisa um ensaio interdisciplinar desenvolvido dentro de uma trilha ecológica com professores do Ensino Médio. À vista disso, o estudo é conduzido à luz do paradigma qualitativo, tendo como campo de pesquisa a Mata da Barra, localizada nas dependências do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPE) – Campus Vitória de Stº Antão, com participação de cinco docentes das disciplinas correspondentes às Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a saber, Química, física e Biologia. Para tanto, aborda os aspectos metodológicos do momento formativo com enfoque interdisciplinar realizado a partir de uma trilha ecológica e os respectivos procedimentos de análise sustentados pela abordagem qualitativa disposta em Moraes (2007). Neste respeito, os resultados desta pesquisa apontam que a formação continuada com um viés interdisciplinar tendo a trilha ecológica como ambiente de aprendizado proporciona aos professores um momento de reflexão acerca da relação existente entre o componente curricular que dominam em particular e as demais esferas do saber que não são de sua competência. Ademais, os dados da pesquisa ainda assinalam que os professores passaram a perceber que é possível discutir os conteúdos disciplinares pela articulação de outros componentes curriculares, sobretudo das ciências humanas como a Filosofia e a Sociologia, fato este que demonstra o reconhecimento desses sujeitos em relação às propostas interdisciplinares convergirem para o diálogo de diferentes áreas do conhecimento a fim de atender às necessidades da sociedade. Por fim, o estudo abre espaço para novas discussões em futuros trabalhos sugerindo, inclusive, a análise da abordagem interdisciplinar presente na prática docente dos sujeitos intervencionados no contexto da sala de aula.

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