ATUAÇÃO DA MONITORIA NAS AULAS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17835 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 121 "inscrito_id" => 346 "titulo" => "ATUAÇÃO DA MONITORIA NAS AULAS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL" "resumo" => "Este artigo expõe os resultados de uma pesquisa sobre experimentação com cunho didático-pedagógico, realizada de acordo com a perspectiva do discente com a presença do Monitor do componente curricular Química Experimental, apresentando algumas visões sobre essa inter-relação da prática experimental com a teoria vista em outras disciplinas. Objetivou a avaliação da aplicação e ampliação de conhecimentos teóricos sobre o conteúdo de Reações Químicas através da execução de 8 (oito) experimentos em que as reações são identificadas pela formação de precipitados, com distintos aspectos, liberação de gás e alteração de temperatura. A metodologia utilizada foi de natureza quantitativa, tendo como instrumentos para coleta de dados um questionário estruturado com 9 (nove) questões, sobre a concepção dos discentes de acordo com as aulas de Reações Químicas diante dos experimentos realizados. A pesquisa foi realizada com 30 discentes da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial. Com isso, foi possível perceber a mudança de comportamento durante a experimentação através da empolgação e motivação a observar os fenômenos e relacionarem com o conteúdo teórico já estudado. Muitos discentes afirmaram que com as experimentações conseguiram compreender melhor o que foi explicado na teoria e a presença do monitor auxilia nessa compreensão e torna-os mais seguros para questionamentos junto ao professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, REAÇÕES QUÍMICAS,, CONCEPÇÃO DOS DISCENTES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID346_04052016002922.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELOIZA NENEN DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELOIZA SANTOS" "autor_email" => "eloiza.pb@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17835 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 121 "inscrito_id" => 346 "titulo" => "ATUAÇÃO DA MONITORIA NAS AULAS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL" "resumo" => "Este artigo expõe os resultados de uma pesquisa sobre experimentação com cunho didático-pedagógico, realizada de acordo com a perspectiva do discente com a presença do Monitor do componente curricular Química Experimental, apresentando algumas visões sobre essa inter-relação da prática experimental com a teoria vista em outras disciplinas. Objetivou a avaliação da aplicação e ampliação de conhecimentos teóricos sobre o conteúdo de Reações Químicas através da execução de 8 (oito) experimentos em que as reações são identificadas pela formação de precipitados, com distintos aspectos, liberação de gás e alteração de temperatura. A metodologia utilizada foi de natureza quantitativa, tendo como instrumentos para coleta de dados um questionário estruturado com 9 (nove) questões, sobre a concepção dos discentes de acordo com as aulas de Reações Químicas diante dos experimentos realizados. A pesquisa foi realizada com 30 discentes da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial. Com isso, foi possível perceber a mudança de comportamento durante a experimentação através da empolgação e motivação a observar os fenômenos e relacionarem com o conteúdo teórico já estudado. Muitos discentes afirmaram que com as experimentações conseguiram compreender melhor o que foi explicado na teoria e a presença do monitor auxilia nessa compreensão e torna-os mais seguros para questionamentos junto ao professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, REAÇÕES QUÍMICAS,, CONCEPÇÃO DOS DISCENTES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID346_04052016002922.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELOIZA NENEN DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELOIZA SANTOS" "autor_email" => "eloiza.pb@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }