O ENSINO DE QUÍMICA NA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18102 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 352 "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA NA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Espera-se que o ensino de Química possa relacionar a dimensão da aprendizagem dos conteúdos com a dimensão formativa e cultural do aluno, englobando questões sócias e problemas cotidianos do educando em sala de aula, dentre eles as drogas. Trata-se de uma revisão de literatura elaborada a partir da base de dados SCIELO publicados no período de 2003 a 2016. Os descritores utilizados para a busca dos artigos foram: “Ensino”, “Química”, “Prevenção ao uso de Drogas” combinados entre si. Foram utilizados os seguintes critérios de elegibilidade: Trabalhos completos, disponíveis de forma gratuita e na língua portuguesa e que relacionasse o ensino de ciências e/ou de química e a prevenção ao uso de drogas na educação básica. Após a busca dos estudos, foram selecionados 08 (oito) artigos onde posteriormente formam lidos na íntegra e tabulados os resultados para construção desse estudo. Considerando os apontamentos apresentados, podemos inferir que, no âmbito da educação básica, há uma tendência de que a interdisciplinaridade na abordagem do tema drogas ocorra entre as disciplinas de Química e de Biologia, uma vez que aquela tem como objeto de estudo as substâncias químicas e esta os organismos vivos. Entretanto, apesar dessa possibilidade ser válida e viável, em que poderá possibilitar a análise dos prejuízos da ação química das drogas no sistema biológico do usuário, a problemática do tema também perpassa por outras áreas do conhecimento, tais como a História, a Geografia e a Sociologia, em que poderá ampliar tal análise para as consequências trazidas à sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "ENSINO, QUÍMICA, PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID352_17052016235955.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN LEITE MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ALAN LEITE" "autor_email" => "alanpb@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18102 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 352 "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA NA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Espera-se que o ensino de Química possa relacionar a dimensão da aprendizagem dos conteúdos com a dimensão formativa e cultural do aluno, englobando questões sócias e problemas cotidianos do educando em sala de aula, dentre eles as drogas. Trata-se de uma revisão de literatura elaborada a partir da base de dados SCIELO publicados no período de 2003 a 2016. Os descritores utilizados para a busca dos artigos foram: “Ensino”, “Química”, “Prevenção ao uso de Drogas” combinados entre si. Foram utilizados os seguintes critérios de elegibilidade: Trabalhos completos, disponíveis de forma gratuita e na língua portuguesa e que relacionasse o ensino de ciências e/ou de química e a prevenção ao uso de drogas na educação básica. Após a busca dos estudos, foram selecionados 08 (oito) artigos onde posteriormente formam lidos na íntegra e tabulados os resultados para construção desse estudo. Considerando os apontamentos apresentados, podemos inferir que, no âmbito da educação básica, há uma tendência de que a interdisciplinaridade na abordagem do tema drogas ocorra entre as disciplinas de Química e de Biologia, uma vez que aquela tem como objeto de estudo as substâncias químicas e esta os organismos vivos. Entretanto, apesar dessa possibilidade ser válida e viável, em que poderá possibilitar a análise dos prejuízos da ação química das drogas no sistema biológico do usuário, a problemática do tema também perpassa por outras áreas do conhecimento, tais como a História, a Geografia e a Sociologia, em que poderá ampliar tal análise para as consequências trazidas à sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "ENSINO, QUÍMICA, PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID352_17052016235955.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN LEITE MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ALAN LEITE" "autor_email" => "alanpb@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }