Espera-se que o ensino de Química possa relacionar a dimensão da aprendizagem dos conteúdos com a dimensão formativa e cultural do aluno, englobando questões sócias e problemas cotidianos do educando em sala de aula, dentre eles as drogas. Trata-se de uma revisão de literatura elaborada a partir da base de dados SCIELO publicados no período de 2003 a 2016. Os descritores utilizados para a busca dos artigos foram: “Ensino”, “Química”, “Prevenção ao uso de Drogas” combinados entre si. Foram utilizados os seguintes critérios de elegibilidade: Trabalhos completos, disponíveis de forma gratuita e na língua portuguesa e que relacionasse o ensino de ciências e/ou de química e a prevenção ao uso de drogas na educação básica. Após a busca dos estudos, foram selecionados 08 (oito) artigos onde posteriormente formam lidos na íntegra e tabulados os resultados para construção desse estudo. Considerando os apontamentos apresentados, podemos inferir que, no âmbito da educação básica, há uma tendência de que a interdisciplinaridade na abordagem do tema drogas ocorra entre as disciplinas de Química e de Biologia, uma vez que aquela tem como objeto de estudo as substâncias químicas e esta os organismos vivos. Entretanto, apesar dessa possibilidade ser válida e viável, em que poderá possibilitar a análise dos prejuízos da ação química das drogas no sistema biológico do usuário, a problemática do tema também perpassa por outras áreas do conhecimento, tais como a História, a Geografia e a Sociologia, em que poderá ampliar tal análise para as consequências trazidas à sociedade.