Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DEBATES SOBRE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: INSTITUIÇÃO ESCOLAR, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, PEDAGOGIAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Filosofia e Sociologia da Educação
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17532
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 782
    "titulo" => "DEBATES SOBRE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho trata os debates que cerceiam a Sociologia da Educação como um campo de discussões entre os diversos autores da área, elencando principalmente as superposições conceituais das tendências pedagógicas conservadoras e progressivas na realidade brasileira. A metodologia adotada neste ensaio é um debate teórico acerca da temática, contribuindo para uma reflexão histórica sobre a Sociologia da Educação, no sentido de que a Educação Escolar é um reflexo institucional dos movimentos sócio-políticos existentes na sociedade. As discussões desenvolvidas apresentam os fatores políticos, sociais, culturais e, sobretudo, ideológicos da instituição escolar envolvidos no processo de construção dos agentes sociais. Em síntese, os diferentes contextos em que se inserem as pedagogias na realidade brasileira dão sustentação para as teorias apresentadas acerca da Sociologia da Educação, principalmente vinculadas com as abordagens dos seus autores clássicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Filosofia e Sociologia da Educação"
    "palavra_chave" => "INSTITUIÇÃO ESCOLAR, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, PEDAGOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA2_ID782_20102015223105.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WENDELL MARCEL ALVES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "WENDELL MARCEL"
    "autor_email" => "marcell.wendell@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17532
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 782
    "titulo" => "DEBATES SOBRE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho trata os debates que cerceiam a Sociologia da Educação como um campo de discussões entre os diversos autores da área, elencando principalmente as superposições conceituais das tendências pedagógicas conservadoras e progressivas na realidade brasileira. A metodologia adotada neste ensaio é um debate teórico acerca da temática, contribuindo para uma reflexão histórica sobre a Sociologia da Educação, no sentido de que a Educação Escolar é um reflexo institucional dos movimentos sócio-políticos existentes na sociedade. As discussões desenvolvidas apresentam os fatores políticos, sociais, culturais e, sobretudo, ideológicos da instituição escolar envolvidos no processo de construção dos agentes sociais. Em síntese, os diferentes contextos em que se inserem as pedagogias na realidade brasileira dão sustentação para as teorias apresentadas acerca da Sociologia da Educação, principalmente vinculadas com as abordagens dos seus autores clássicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Filosofia e Sociologia da Educação"
    "palavra_chave" => "INSTITUIÇÃO ESCOLAR, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, PEDAGOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA2_ID782_20102015223105.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WENDELL MARCEL ALVES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "WENDELL MARCEL"
    "autor_email" => "marcell.wendell@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Este trabalho trata os debates que cerceiam a Sociologia da Educação como um campo de discussões entre os diversos autores da área, elencando principalmente as superposições conceituais das tendências pedagógicas conservadoras e progressivas na realidade brasileira. A metodologia adotada neste ensaio é um debate teórico acerca da temática, contribuindo para uma reflexão histórica sobre a Sociologia da Educação, no sentido de que a Educação Escolar é um reflexo institucional dos movimentos sócio-políticos existentes na sociedade. As discussões desenvolvidas apresentam os fatores políticos, sociais, culturais e, sobretudo, ideológicos da instituição escolar envolvidos no processo de construção dos agentes sociais. Em síntese, os diferentes contextos em que se inserem as pedagogias na realidade brasileira dão sustentação para as teorias apresentadas acerca da Sociologia da Educação, principalmente vinculadas com as abordagens dos seus autores clássicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.