Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL PALMARES: ALGUMAS REFLEXÕES

Palavra-chaves: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL PALMARES, REFLEXÕES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Política, Planejamento e Gestão Educacional Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

Este artigo é uma reflexão acerca do Projeto Político Pedagógico dentro do contexto escolar, que tem como tema: “Projeto Político Pedagógico no Centro Educacional Infantil Palmares: Algumas reflexões”. O objetivo da pesquisa é promover uma reflexão a partir da “Construção e do desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico como uma forma de democracia e transformação no Centro Educacional Infantil Palmares”. A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica. Para tanto, a metodologia esteve pautada em entrevistas com a participação de pais, professores, gestora, ou seja, da comunidade escolar. Para fundamentação utilizou-se: DAVIS et al (2002); VEIGA (2001) e (2010). O Projeto Político Pedagógico é um dos instrumentos primordiais dentro da escola que busca caminhar em direção ao ensino e aprendizado de qualidade. Nesse sentido, o Projeto Politico Pedagógico é um suporte essencial para que a escola tenha sua autonomia, direcionando assim a democracia e transformação no contexto escolar. Portanto, o Projeto Político Pedagógico do Centro Educacional Infantil Palmares é construído no coletivo e desenvolvido de acordo com as necessidades da comunidade escolar. Dessa forma, é visível que o mesmo é um instrumento democrático e que possibilita transformações no centro na medida em que são percebidos resultados no ensino e aprendizado das crianças que dele fazem parte.

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