GESTÃO ESCOLAR: DO PLANEJAMENTO A EXECUÇÃO E RESULTADOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE PARINTINS
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17595 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 16 "inscrito_id" => 246 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: DO PLANEJAMENTO A EXECUÇÃO E RESULTADOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE PARINTINS" "resumo" => "Esta pesquisa aborda a temática sobre a gestão escolar, realizada no período de agosto de 2012 a julho de 2013 e teve como objetivo analisar os procedimentos do gestor escolar que legitimam o sucesso ou fracasso de uma escola pública no município de Parintins. Assim, trabalhamos nessa pesquisa utilizando as metodologias qualitativas em consonância com a quantitativa, através de estudo de caso. Dessa forma, usou-se como instrumentos de coletas de dados a análise de documentos, entrevista e a observação participante os quais nos permitiu observar, interpretar e identificar os processos interativos através de uma visão mais aprofundada do objetivo que foi traçado. Partindo desse princípio tivemos os seguintes resultados: A escola apresenta um índice satisfatório de rendimento no aprendizado dos alunos, atendendo as expectativas da Secretaria Municipal de Educação – SEMED; A escola cumpre com as suas atividades pedagógicas e administrativas, de acordo com o currículo que lhe é proposto por suas mantenedoras (DIOCESE e PREFEITURA MUNICIPAL DE PARINTINS), com as quais mantém um ótimo relacionamento. Em suma, a gestão escolar observada caracteriza-se no estilo de gestão participativa e democrática, pois nas tomadas de decisões há o envolvimento de toda comunidade escolar, contribuindo para o sucesso ou fracasso da instituição. Portanto, a gestão educacional dependendo de como esta for realizada pode sim influenciar para o sucesso ou insucesso dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Política, Planejamento e Gestão Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR, GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA6_ID246_19092015124350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAIOMY MAGALHÃES SAKAMOTO" "autor_nome_curto" => "SAIOMY SAKAMOTO" "autor_email" => "saiomy_sakamoto@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17595 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 16 "inscrito_id" => 246 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: DO PLANEJAMENTO A EXECUÇÃO E RESULTADOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE PARINTINS" "resumo" => "Esta pesquisa aborda a temática sobre a gestão escolar, realizada no período de agosto de 2012 a julho de 2013 e teve como objetivo analisar os procedimentos do gestor escolar que legitimam o sucesso ou fracasso de uma escola pública no município de Parintins. Assim, trabalhamos nessa pesquisa utilizando as metodologias qualitativas em consonância com a quantitativa, através de estudo de caso. Dessa forma, usou-se como instrumentos de coletas de dados a análise de documentos, entrevista e a observação participante os quais nos permitiu observar, interpretar e identificar os processos interativos através de uma visão mais aprofundada do objetivo que foi traçado. Partindo desse princípio tivemos os seguintes resultados: A escola apresenta um índice satisfatório de rendimento no aprendizado dos alunos, atendendo as expectativas da Secretaria Municipal de Educação – SEMED; A escola cumpre com as suas atividades pedagógicas e administrativas, de acordo com o currículo que lhe é proposto por suas mantenedoras (DIOCESE e PREFEITURA MUNICIPAL DE PARINTINS), com as quais mantém um ótimo relacionamento. Em suma, a gestão escolar observada caracteriza-se no estilo de gestão participativa e democrática, pois nas tomadas de decisões há o envolvimento de toda comunidade escolar, contribuindo para o sucesso ou fracasso da instituição. Portanto, a gestão educacional dependendo de como esta for realizada pode sim influenciar para o sucesso ou insucesso dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Política, Planejamento e Gestão Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR, GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA6_ID246_19092015124350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAIOMY MAGALHÃES SAKAMOTO" "autor_nome_curto" => "SAIOMY SAKAMOTO" "autor_email" => "saiomy_sakamoto@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }