Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DIREITOS HUMANOS E HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA, UMA APRENDIZAGEM DIDÁTICA ACERCA DA INCLUSÃO NO CONVÍVIO SOCIAL: O PIBID NA ESCOLA ESTADUAL BRANDÃO DE AMORIM. PARINTINS /AM.

Palavra-chaves: DIREITOS HUMANOS, HISTÓRIA, AFRO-BRASILEIRA, ENSINO, ENSINO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission História da Educação Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

: Este artigo teve como cunho pedagógico mostrar para os alunos do 3º Ensino Médio da Escola Estadual Brandão de Amorim, a questão da história afro-brasileira, abordando no campo da História a política, a cultura, e os movimentos sociais do negro brasileiro, estimulando os alunos para as questões historiográficas e suas continuidades na atualidade, contextualizando assim os direitos do afro-brasileiro, mostrando as suas lutas políticas, sociais e culturais, através da História, para que assim refletissem de que maneira o estudo sobre a história afro-brasileira pode moldar para melhor uma sociedade, sem racismo, sem injúria racial, e sem levar em conta a cor da pele como rótulo para discriminar o negro. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) oferece como intenção de instigar a experiência do licenciando em sala de aula, apresentando o ponto de vista vivenciado durante sua docência. Nesta atividade as turmas de 3º ano do ensino médio turno vespertino tiveram a oportunidade de estudar um pouco sobre os Direitos Humanos e conhecendo partes da história afro-brasileira assim como as suas lutas, havendo interações entre pibidianos, alunos juntamente com o professor supervisor. Os resultados feitos durante nossas oficinas foram os debates, as perguntas, as pesquisas, a elaboração de cartazes, dissertações, e poesias referentes aos mini-cursos oferecidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.