O PIBID ENQUANTO EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE.
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17648 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 183 "inscrito_id" => 368 "titulo" => "O PIBID ENQUANTO EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE." "resumo" => "Este artigo aborda reflexões acerca do subprojeto (Pedagogia) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro de Educação, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus Itaperi, nomeado Processo de Ensino - Aprendizagem dos conteúdos escolares a partir da leitura de mundo, desenvolvido na Escola Professor Francisco de Melo Jaborandi, pertencente à rede pública municipal de Fortaleza. O objetivo desse estudo é analisar as implicações do programa para o desenvolvimento profissional docente dos professores supervisores incluídos no processo. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de caso. Utilizamos como técnica para a coleta de dados a entrevista, sendo esta do tipo estruturadas, fazendo uso assim de um instrumental composto de questões abertas. A entrevista foi realizada com duas professoras supervisoras do programa, visamos identificar se a participação no PIBID resulta em implicações para o desenvolvimento profissional do professor supervisor atuante no programa. O aporte teórico do estudo fundou-se nas concepções de autores como Davis et al. (2011), Garcia (2009), Imbernón (2011), Oliveira-Formosinho (2009), dentre outros. A partir desta pesquisa, concluímos que o PIBID vem se constituindo como um elemento importante para a construção do desenvolvimento profissional do docente, visto que, o programa, segundo as supervisoras entrevistadas, amplia as discussões coletivamente sobre a práxis, bem como oportuniza aprendizagens para o desenvolvimento profissional e pedagógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PIBID, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID368_23102015173613.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIZA DA COSTA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIZA COSTA" "autor_email" => "marizadacosta16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17648 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 183 "inscrito_id" => 368 "titulo" => "O PIBID ENQUANTO EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE." "resumo" => "Este artigo aborda reflexões acerca do subprojeto (Pedagogia) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro de Educação, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus Itaperi, nomeado Processo de Ensino - Aprendizagem dos conteúdos escolares a partir da leitura de mundo, desenvolvido na Escola Professor Francisco de Melo Jaborandi, pertencente à rede pública municipal de Fortaleza. O objetivo desse estudo é analisar as implicações do programa para o desenvolvimento profissional docente dos professores supervisores incluídos no processo. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de caso. Utilizamos como técnica para a coleta de dados a entrevista, sendo esta do tipo estruturadas, fazendo uso assim de um instrumental composto de questões abertas. A entrevista foi realizada com duas professoras supervisoras do programa, visamos identificar se a participação no PIBID resulta em implicações para o desenvolvimento profissional do professor supervisor atuante no programa. O aporte teórico do estudo fundou-se nas concepções de autores como Davis et al. (2011), Garcia (2009), Imbernón (2011), Oliveira-Formosinho (2009), dentre outros. A partir desta pesquisa, concluímos que o PIBID vem se constituindo como um elemento importante para a construção do desenvolvimento profissional do docente, visto que, o programa, segundo as supervisoras entrevistadas, amplia as discussões coletivamente sobre a práxis, bem como oportuniza aprendizagens para o desenvolvimento profissional e pedagógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PIBID, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID368_23102015173613.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIZA DA COSTA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIZA COSTA" "autor_email" => "marizadacosta16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }