FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS/AMAZONAS
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17582 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 677 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS/AMAZONAS" "resumo" => "Este artigo objetiva apresentar um estudo preliminar e bibliográfico da pesquisa a ser realizada, com o propósito de averiguar as abordagens teóricas e práticas dos professores alfabetizadores do Programa de Formação Continuada Tapiri da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/Amazonas, analisando se as ações da formação continuada têm contribuído efetivamente para a construção e reconstrução da prática pedagógica desenvolvida no contexto educativo em que estão inseridos, a partir das reflexões acerca das abordagens construtivistas e sociointeracionistas vivenciadas durante as formações. E nesse contexto, destaca-se o Programa de Formação Continuada Tapiri, o qual vislumbra um novo profissional da educação, buscando possibilitar a esse profissional o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais a fim de promover uma profissionalização eficaz. Este Programa é pautado pela articulação entre formação inicial e continuada, pela interligação entre a cultura amazônica e a cidade de Manaus, projetando uma educação pública de qualidade para todos. Resgata-se aspectos referentes à ausência de reflexão epistemológica sobre o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando que a falta dessa reflexão no cotidiano da escola conduz o discurso dos professores pautado nas concepções do senso comum. E o empirismo é a maneira que mais define a epistemologia do professor, pois a epistemologia empirista estabelece os pressupostos teórico-filosóficos da pedagogia da repetição ou da reprodução. Enfatiza que uma perspectiva de formação continuada deve ser pensada tomando por base o reconhecimento e a valorização dos saberes docentes no contexto das práticas de formação, em particular os saberes experienciais, relacionando-os com a importância da prática reflexiva do professor como um caminho para o diálogo entre teoria e prática. Apresenta ainda, uma nova proposta metodológica de alfabetização, a qual tem seus fundamentos pautados em conceitos e proposições da psicologia e da linguística, estabelecendo-se um novo rumo a ser vislumbrado pelos professores alfabetizadores que procuram respostas para as suas inquietações e anseios. É indubitavelmente uma alternativa de alfabetização que possibilita ao aluno estabelecer relação e sentido aquilo que lê e escreve." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSORES ALFABETIZADORES, METODOLOGIA, AMAZONAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID677_23102015185858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEDIÃ FERREIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "JEDIÃ" "autor_email" => "jedylima@hotmail.com" "autor_ies" => "SEMED / MANAUS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17582 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 677 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS/AMAZONAS" "resumo" => "Este artigo objetiva apresentar um estudo preliminar e bibliográfico da pesquisa a ser realizada, com o propósito de averiguar as abordagens teóricas e práticas dos professores alfabetizadores do Programa de Formação Continuada Tapiri da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/Amazonas, analisando se as ações da formação continuada têm contribuído efetivamente para a construção e reconstrução da prática pedagógica desenvolvida no contexto educativo em que estão inseridos, a partir das reflexões acerca das abordagens construtivistas e sociointeracionistas vivenciadas durante as formações. E nesse contexto, destaca-se o Programa de Formação Continuada Tapiri, o qual vislumbra um novo profissional da educação, buscando possibilitar a esse profissional o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais a fim de promover uma profissionalização eficaz. Este Programa é pautado pela articulação entre formação inicial e continuada, pela interligação entre a cultura amazônica e a cidade de Manaus, projetando uma educação pública de qualidade para todos. Resgata-se aspectos referentes à ausência de reflexão epistemológica sobre o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando que a falta dessa reflexão no cotidiano da escola conduz o discurso dos professores pautado nas concepções do senso comum. E o empirismo é a maneira que mais define a epistemologia do professor, pois a epistemologia empirista estabelece os pressupostos teórico-filosóficos da pedagogia da repetição ou da reprodução. Enfatiza que uma perspectiva de formação continuada deve ser pensada tomando por base o reconhecimento e a valorização dos saberes docentes no contexto das práticas de formação, em particular os saberes experienciais, relacionando-os com a importância da prática reflexiva do professor como um caminho para o diálogo entre teoria e prática. Apresenta ainda, uma nova proposta metodológica de alfabetização, a qual tem seus fundamentos pautados em conceitos e proposições da psicologia e da linguística, estabelecendo-se um novo rumo a ser vislumbrado pelos professores alfabetizadores que procuram respostas para as suas inquietações e anseios. É indubitavelmente uma alternativa de alfabetização que possibilita ao aluno estabelecer relação e sentido aquilo que lê e escreve." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSORES ALFABETIZADORES, METODOLOGIA, AMAZONAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID677_23102015185858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEDIÃ FERREIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "JEDIÃ" "autor_email" => "jedylima@hotmail.com" "autor_ies" => "SEMED / MANAUS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }