Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A AUTOESTIMA DA CRIANÇA NEGRA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: CRIANÇA NEGRA, AUTOESTIMA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação e Relações Étnico-Raciais
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17437
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 487
    "titulo" => "A AUTOESTIMA DA CRIANÇA NEGRA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O trabalho tem como objeto uma análise das dificuldades enfrentadas pelas crianças negras no ambiente escolar, bem como suas implicações no desenvolvimento da autoestima. Esse processe perpassa inúmeras discussões, dentre elas a formação da identidade positiva e consciência crítica, que lhe permitam confiança para se desenvolverem enquanto sujeitos sociais, o que acaba por refletir em no desenvolvimento cognitivo. Para tanto, discutimos a função e a influência da escola no processo de formação dos alunos negros, considerando os efeitos psicológicos da violência sofrida por eles e, consequentemente, sua autonegação. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, com levantamentos teóricos que versam sobre as relações da pessoa negra na sociedade. Para tanto, tomamos como referencia os estudos de autores como Antunes (2004), Oliveira (2006), Galvão (2002), Wallon(2007) e Cunha (2008). Em síntese, a educação escolar tem importância e influência para a formação da personalidade da criança negra, uma vez que é por meio das relações que se estabelecem no processo educativo que ela constrói a sua autoimagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "CRIANÇA NEGRA, AUTOESTIMA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA9_ID487_09102015000936.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMIA PAULA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAMIA PAULA"
    "autor_email" => "samiapaula86@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17437
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 487
    "titulo" => "A AUTOESTIMA DA CRIANÇA NEGRA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O trabalho tem como objeto uma análise das dificuldades enfrentadas pelas crianças negras no ambiente escolar, bem como suas implicações no desenvolvimento da autoestima. Esse processe perpassa inúmeras discussões, dentre elas a formação da identidade positiva e consciência crítica, que lhe permitam confiança para se desenvolverem enquanto sujeitos sociais, o que acaba por refletir em no desenvolvimento cognitivo. Para tanto, discutimos a função e a influência da escola no processo de formação dos alunos negros, considerando os efeitos psicológicos da violência sofrida por eles e, consequentemente, sua autonegação. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, com levantamentos teóricos que versam sobre as relações da pessoa negra na sociedade. Para tanto, tomamos como referencia os estudos de autores como Antunes (2004), Oliveira (2006), Galvão (2002), Wallon(2007) e Cunha (2008). Em síntese, a educação escolar tem importância e influência para a formação da personalidade da criança negra, uma vez que é por meio das relações que se estabelecem no processo educativo que ela constrói a sua autoimagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "CRIANÇA NEGRA, AUTOESTIMA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA9_ID487_09102015000936.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMIA PAULA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAMIA PAULA"
    "autor_email" => "samiapaula86@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O trabalho tem como objeto uma análise das dificuldades enfrentadas pelas crianças negras no ambiente escolar, bem como suas implicações no desenvolvimento da autoestima. Esse processe perpassa inúmeras discussões, dentre elas a formação da identidade positiva e consciência crítica, que lhe permitam confiança para se desenvolverem enquanto sujeitos sociais, o que acaba por refletir em no desenvolvimento cognitivo. Para tanto, discutimos a função e a influência da escola no processo de formação dos alunos negros, considerando os efeitos psicológicos da violência sofrida por eles e, consequentemente, sua autonegação. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, com levantamentos teóricos que versam sobre as relações da pessoa negra na sociedade. Para tanto, tomamos como referencia os estudos de autores como Antunes (2004), Oliveira (2006), Galvão (2002), Wallon(2007) e Cunha (2008). Em síntese, a educação escolar tem importância e influência para a formação da personalidade da criança negra, uma vez que é por meio das relações que se estabelecem no processo educativo que ela constrói a sua autoimagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.