Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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A SOCIALIZAÇÃO EM SALA DE AULA INCLUSIVA: CONHECIMENTOS E SABERES ENTRELAÇADOS A PARTIR DE VIVÊNCIAS ENTRE EDUCANDOS-EDUCADOR

Palavra-chaves: EDUCANDO-EDUCADOR. SALA DE AULA. INCLUSÃO. NARRATI, INCLUSION. NARRATIVES AUTOBIOGRAPHIES, INCLUSION. NARRATIVES AUTOBIOGRAPHIES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Inclusiva Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

Companheirismo, união, dúvidas, incertezas, aprendizados e desafios. É assim, que se configura a sala de aula no contexto atual, caracterizada pela heterogeneidade presente no ambiente escolar e que reflete diretamente no trabalho docente, através das singularidades, dos avanços e dificuldades de cada criança. Nessa perspectiva, este trabalho que é um recorte de nossa pesquisa de Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio grande do Norte-POSEDUC/UERN, tendo como objetivo desvendar o ambiente sala de aula e as relações nele estabelecidas iniciamos nossa caminhada rumo a reflexões e discussões acerca da sua importância como espaço propício para o fazer pedagógico e para a interação dos educandos. Como referencial teórico utilizado, nos fundamentamos em: Carvalho (2005), Cury (2005),Martins (2006), entre outros. A metodologia utilizada neste trabalho, caracteriza-se ela abordagem (auto) biográfica, através da realização de entrevistas, sessões (auto) biográficas e observações em sala de aula. Os resultados apontam que a sala de aula é, pois, o lugar propício para a reflexão do educador, que deve (re)pensar constantemente o seu trabalho, buscando construir estratégias que favoreçam a inclusão de todas as crianças.

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