A SOCIALIZAÇÃO EM SALA DE AULA INCLUSIVA: CONHECIMENTOS E SABERES ENTRELAÇADOS A PARTIR DE VIVÊNCIAS ENTRE EDUCANDOS-EDUCADOR
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17482 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 778 "titulo" => "A SOCIALIZAÇÃO EM SALA DE AULA INCLUSIVA: CONHECIMENTOS E SABERES ENTRELAÇADOS A PARTIR DE VIVÊNCIAS ENTRE EDUCANDOS-EDUCADOR" "resumo" => "Companheirismo, união, dúvidas, incertezas, aprendizados e desafios. É assim, que se configura a sala de aula no contexto atual, caracterizada pela heterogeneidade presente no ambiente escolar e que reflete diretamente no trabalho docente, através das singularidades, dos avanços e dificuldades de cada criança. Nessa perspectiva, este trabalho que é um recorte de nossa pesquisa de Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio grande do Norte-POSEDUC/UERN, tendo como objetivo desvendar o ambiente sala de aula e as relações nele estabelecidas iniciamos nossa caminhada rumo a reflexões e discussões acerca da sua importância como espaço propício para o fazer pedagógico e para a interação dos educandos. Como referencial teórico utilizado, nos fundamentamos em: Carvalho (2005), Cury (2005),Martins (2006), entre outros. A metodologia utilizada neste trabalho, caracteriza-se ela abordagem (auto) biográfica, através da realização de entrevistas, sessões (auto) biográficas e observações em sala de aula. Os resultados apontam que a sala de aula é, pois, o lugar propício para a reflexão do educador, que deve (re)pensar constantemente o seu trabalho, buscando construir estratégias que favoreçam a inclusão de todas as crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "EDUCANDO-EDUCADOR. SALA DE AULA. INCLUSÃO. NARRATI, INCLUSION. NARRATIVES AUTOBIOGRAPHIES, INCLUSION. NARRATIVES AUTOBIOGRAPHIES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA7_ID778_23102015113433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURE COUTRE GURGEL" "autor_nome_curto" => "IURE" "autor_email" => "yurecoutre@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17482 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 778 "titulo" => "A SOCIALIZAÇÃO EM SALA DE AULA INCLUSIVA: CONHECIMENTOS E SABERES ENTRELAÇADOS A PARTIR DE VIVÊNCIAS ENTRE EDUCANDOS-EDUCADOR" "resumo" => "Companheirismo, união, dúvidas, incertezas, aprendizados e desafios. É assim, que se configura a sala de aula no contexto atual, caracterizada pela heterogeneidade presente no ambiente escolar e que reflete diretamente no trabalho docente, através das singularidades, dos avanços e dificuldades de cada criança. Nessa perspectiva, este trabalho que é um recorte de nossa pesquisa de Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio grande do Norte-POSEDUC/UERN, tendo como objetivo desvendar o ambiente sala de aula e as relações nele estabelecidas iniciamos nossa caminhada rumo a reflexões e discussões acerca da sua importância como espaço propício para o fazer pedagógico e para a interação dos educandos. Como referencial teórico utilizado, nos fundamentamos em: Carvalho (2005), Cury (2005),Martins (2006), entre outros. A metodologia utilizada neste trabalho, caracteriza-se ela abordagem (auto) biográfica, através da realização de entrevistas, sessões (auto) biográficas e observações em sala de aula. Os resultados apontam que a sala de aula é, pois, o lugar propício para a reflexão do educador, que deve (re)pensar constantemente o seu trabalho, buscando construir estratégias que favoreçam a inclusão de todas as crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "EDUCANDO-EDUCADOR. SALA DE AULA. INCLUSÃO. NARRATI, INCLUSION. NARRATIVES AUTOBIOGRAPHIES, INCLUSION. NARRATIVES AUTOBIOGRAPHIES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA7_ID778_23102015113433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURE COUTRE GURGEL" "autor_nome_curto" => "IURE" "autor_email" => "yurecoutre@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }