Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 186
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO PENSAR REFLEXIVO E PEDAGÓGICO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL; ESTÁGIO I; FORMAÇÃO PEDAGÓGICA., EDUCAÇÃO INFANTIL; ESTÁGIO I; FORMAÇÃO PEDAGÓGICA., EDUCAÇÃO INFANTIL; ESTÁGIO I; FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo, Avaliação e Práticas Escolares

Resumo

A temática do referente trabalho, versa sobre “A educação infantil, diante das experiências vivenciadas no Estágio I, a partir do pensar reflexivo e pedagógico de professores em formação”, onde o mesmo revelou-se como ferramenta fundamental no alcance dos objetivos propostos, que a cada dia ao adentrar a instituição de ensino, foram se concretizando dando sentido e direcionando a vida profissional dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado do Amazonas CESP/UEA, na perspectiva da compreensão dos subsídios para a construção de experiências diante da construção de uma identidade docente de professor em formação, partindo de uma reflexão crítica, pertinente as atividades desenvolvidas com as crianças que frequentam esta instituição de educação infantil.. Ao percurso desta construção de conhecimento práticos utilizou-se os aportes teóricos como, Pimenta e Lima (2012), Cunha (2008), Ribeiro (2009), Sarmento (2008), entre outros, que fizeram a diferença no embasamento das diversas situações encontradas no contato com os pequenos. Utilizando-se nesta abordagem a pesquisa qualitativa, compreendendo as diversidades da sala de aula e fazendo interpretações dos comportamentos do público alvo (professores e alunos), utilizando-se da observação participativa, onde ao decorrer do estágio pode-se ter a familiarização com a escola e com as crianças e a partir deste dar significado aos acontecimentos observados em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.