ENSINO DE CIÊNCIAS SOB O ENFOQUE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CONFLITOS AMBIENTAIS NO BAIRRO DA UNIÃO EM PARINTINS-AM
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17561 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 289 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS SOB O ENFOQUE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CONFLITOS AMBIENTAIS NO BAIRRO DA UNIÃO EM PARINTINS-AM" "resumo" => "O presente trabalho faz abordagens sobre o ensino de ciências sob o enfoque da educação ambiental a partir de um estudo sobre os conflitos ambientais no bairro da União em Parintins-Am. Também focaliza sobre o papel da escola enquanto instituição além de construtora de conhecimento, também base para a tomada de consciência das pessoas com o ambiente que o cerca. Nesse sentido, o objetivo do trabalho consistiu em identificar os principais conflitos ambientais presentes no bairro da União e de suas contribuições para o ensino de ciências no que tange ao desenvolvimento de temáticas ambientais. O método utilizado foi o fenomenológico, pois é preciso compreender a partir da percepção ambiental como as pessoas vivem nos lugares e extraem experiências. De outro modo compreender o mundo real a partir dos sujeitos pesquisados ator importante para a construção de conhecimentos. No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa consistiu em levantamento bibliográfico sobre a temática. Houve também práticas de campo no intuito de fazer catalogação dos conflitos ambientais existentes no bairro com auxílio de máquina fotográfica e caderno de campo, além de conversas informais (livres) com moradores. Os resultados apontam que o bairro da União apresenta uma série de conflitos ambientais que podem constituir elementos fundamentais para o desenvolvimento da educação ambiental valorizando o diálogo entre teoria e prática abordando sobre a necessidade da prática educacional voltada para a compreensão da realidade ambiental ponderando sobre as responsabilidades do setor público, privado e da sociedade civil com o ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências e Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONFLITOS AMBIENTAIS, BAIRRO DA UNIÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA13_ID289_02102015081023.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGE CRUZ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GEORGE CRUZ" "autor_email" => "cruzgeorge.12@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17561 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 289 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS SOB O ENFOQUE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CONFLITOS AMBIENTAIS NO BAIRRO DA UNIÃO EM PARINTINS-AM" "resumo" => "O presente trabalho faz abordagens sobre o ensino de ciências sob o enfoque da educação ambiental a partir de um estudo sobre os conflitos ambientais no bairro da União em Parintins-Am. Também focaliza sobre o papel da escola enquanto instituição além de construtora de conhecimento, também base para a tomada de consciência das pessoas com o ambiente que o cerca. Nesse sentido, o objetivo do trabalho consistiu em identificar os principais conflitos ambientais presentes no bairro da União e de suas contribuições para o ensino de ciências no que tange ao desenvolvimento de temáticas ambientais. O método utilizado foi o fenomenológico, pois é preciso compreender a partir da percepção ambiental como as pessoas vivem nos lugares e extraem experiências. De outro modo compreender o mundo real a partir dos sujeitos pesquisados ator importante para a construção de conhecimentos. No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa consistiu em levantamento bibliográfico sobre a temática. Houve também práticas de campo no intuito de fazer catalogação dos conflitos ambientais existentes no bairro com auxílio de máquina fotográfica e caderno de campo, além de conversas informais (livres) com moradores. Os resultados apontam que o bairro da União apresenta uma série de conflitos ambientais que podem constituir elementos fundamentais para o desenvolvimento da educação ambiental valorizando o diálogo entre teoria e prática abordando sobre a necessidade da prática educacional voltada para a compreensão da realidade ambiental ponderando sobre as responsabilidades do setor público, privado e da sociedade civil com o ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências e Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONFLITOS AMBIENTAIS, BAIRRO DA UNIÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA13_ID289_02102015081023.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGE CRUZ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GEORGE CRUZ" "autor_email" => "cruzgeorge.12@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }