DISCUSSÕES TEÓRICAS SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17542 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 1097 "titulo" => "DISCUSSÕES TEÓRICAS SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Os desafios inerentes ao processo de ensino e aprendizagem nos convidam a refletir a formação inicial e continuada dos professores da educação básica. Nesse sentido, este trabalho objetiva propor discussões sobre a formação profissional e o processo de construção dos saberes docentes para o ensino na educação básica. Trata-se de um estudo bibliográfico que busca apresentar algumas reflexões acerca do conceito de formação, e percepções sobre formação docente, bem como algumas discussões teóricas sobre o processo de construção dos saberes docentes. As discussões apontam que o conceito de formação é algo complexo e múltiplo que não se limita a educação ou ao ensino, a formação docente consiste em um processo no qual o futuro professor busca construir saberes inerentes às práticas pedagógicas, sendo, portando, considerado um processo inacabado, tendo em vista que, em situações de ensino o educador tem a necessidade de mobilizar diversos saberes que o auxiliem em sua prática, esses saberes tem como base a formação inicial, no entanto, eles são ampliados a partir da necessidade da prática docente. Conclui-se que as discussões sobre formação profissional, e nesse processo, a construção de saberes docentes do educador é um caminho para compreendermos as problemáticas do ensino da Educação Básica, pois esse processo respalda a prática educativa do professor, assim esse campo de configura com fértil para debates e estudos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SABERES DOCENTES, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID1097_23102015183701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "ANDREZA EMICARLA" "autor_email" => "andreza_emicarla@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17542 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 1097 "titulo" => "DISCUSSÕES TEÓRICAS SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Os desafios inerentes ao processo de ensino e aprendizagem nos convidam a refletir a formação inicial e continuada dos professores da educação básica. Nesse sentido, este trabalho objetiva propor discussões sobre a formação profissional e o processo de construção dos saberes docentes para o ensino na educação básica. Trata-se de um estudo bibliográfico que busca apresentar algumas reflexões acerca do conceito de formação, e percepções sobre formação docente, bem como algumas discussões teóricas sobre o processo de construção dos saberes docentes. As discussões apontam que o conceito de formação é algo complexo e múltiplo que não se limita a educação ou ao ensino, a formação docente consiste em um processo no qual o futuro professor busca construir saberes inerentes às práticas pedagógicas, sendo, portando, considerado um processo inacabado, tendo em vista que, em situações de ensino o educador tem a necessidade de mobilizar diversos saberes que o auxiliem em sua prática, esses saberes tem como base a formação inicial, no entanto, eles são ampliados a partir da necessidade da prática docente. Conclui-se que as discussões sobre formação profissional, e nesse processo, a construção de saberes docentes do educador é um caminho para compreendermos as problemáticas do ensino da Educação Básica, pois esse processo respalda a prática educativa do professor, assim esse campo de configura com fértil para debates e estudos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SABERES DOCENTES, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID1097_23102015183701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "ANDREZA EMICARLA" "autor_email" => "andreza_emicarla@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }