Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O SOLDADO E A BAILARINA: PRÁTICAS PSICODRAMÁTICAS NO COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR

Palavra-chaves: ARTE-EDUCAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE., PSICODRAMA PEDAGÓGICO, TEATRO, TEATRO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Arte-Educação
0 of 0
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17659 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 45 "inscrito_id" => 486 "titulo" => "O SOLDADO E A BAILARINA: PRÁTICAS PSICODRAMÁTICAS NO COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR" "resumo" => "O artigo objetiva apresentar um estudo de caso, ocorrido no Colégio Militar de Salvador com discentes do Ensino Básico, resultante de uma experiência com o psicodrama socioeducacional nas oficinas interdisciplinares de Língua Portuguesa – Artes Cênicas. A meta é o desenvolvimento da espontaneidade, da criatividade e da sensibilidade como competências e habilidades auxiliadoras do multiletramento e desenvolvimento de competências, programa instituído pela Divisão de Ensino Preparatório Assistencial que supervisiona o Sistema Colégio Militar do Brasil. Compreender a utilização do psicodrama em projetos interinstitucionais nas oficinas de dança-teatro do estabelecimento foi uma importante ação pedagógica desde 2009, quando foi empregado como uma técnica auxiliar das práticas transdisciplinares implicadas nas atividades motoras, de dança, de circo e até de artes marciais. Nesse processo, as demais áreas de conhecimentos, coadunadas com a dança, auxiliaram o ensino por competências, programa instituído no próprio sistema.O artigo objetiva apresentar um estudo de caso, ocorrido no Colégio Militar de Salvador com discentes do Ensino Básico, resultante de uma experiência com o psic" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Arte-Educação" "palavra_chave" => "ARTE-EDUCAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE., PSICODRAMA PEDAGÓGICO, TEATRO, TEATRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA18_ID486_06102015202302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANON TOSCANO LOPES SILVA PINTO" "autor_nome_curto" => "MANON TOSCANO" "autor_email" => "toscanomanon@yahoo.com" "autor_ies" => "AMERICAN WORLD UNIVERSITY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17659 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 45 "inscrito_id" => 486 "titulo" => "O SOLDADO E A BAILARINA: PRÁTICAS PSICODRAMÁTICAS NO COLÉGIO MILITAR DE SALVADOR" "resumo" => "O artigo objetiva apresentar um estudo de caso, ocorrido no Colégio Militar de Salvador com discentes do Ensino Básico, resultante de uma experiência com o psicodrama socioeducacional nas oficinas interdisciplinares de Língua Portuguesa – Artes Cênicas. A meta é o desenvolvimento da espontaneidade, da criatividade e da sensibilidade como competências e habilidades auxiliadoras do multiletramento e desenvolvimento de competências, programa instituído pela Divisão de Ensino Preparatório Assistencial que supervisiona o Sistema Colégio Militar do Brasil. Compreender a utilização do psicodrama em projetos interinstitucionais nas oficinas de dança-teatro do estabelecimento foi uma importante ação pedagógica desde 2009, quando foi empregado como uma técnica auxiliar das práticas transdisciplinares implicadas nas atividades motoras, de dança, de circo e até de artes marciais. Nesse processo, as demais áreas de conhecimentos, coadunadas com a dança, auxiliaram o ensino por competências, programa instituído no próprio sistema.O artigo objetiva apresentar um estudo de caso, ocorrido no Colégio Militar de Salvador com discentes do Ensino Básico, resultante de uma experiência com o psic" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Arte-Educação" "palavra_chave" => "ARTE-EDUCAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE., PSICODRAMA PEDAGÓGICO, TEATRO, TEATRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA18_ID486_06102015202302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANON TOSCANO LOPES SILVA PINTO" "autor_nome_curto" => "MANON TOSCANO" "autor_email" => "toscanomanon@yahoo.com" "autor_ies" => "AMERICAN WORLD UNIVERSITY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O artigo objetiva apresentar um estudo de caso, ocorrido no Colégio Militar de Salvador com discentes do Ensino Básico, resultante de uma experiência com o psicodrama socioeducacional nas oficinas interdisciplinares de Língua Portuguesa – Artes Cênicas. A meta é o desenvolvimento da espontaneidade, da criatividade e da sensibilidade como competências e habilidades auxiliadoras do multiletramento e desenvolvimento de competências, programa instituído pela Divisão de Ensino Preparatório Assistencial que supervisiona o Sistema Colégio Militar do Brasil. Compreender a utilização do psicodrama em projetos interinstitucionais nas oficinas de dança-teatro do estabelecimento foi uma importante ação pedagógica desde 2009, quando foi empregado como uma técnica auxiliar das práticas transdisciplinares implicadas nas atividades motoras, de dança, de circo e até de artes marciais. Nesse processo, as demais áreas de conhecimentos, coadunadas com a dança, auxiliaram o ensino por competências, programa instituído no próprio sistema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.