Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA E SUA IMPORTÂNCIA NA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação, Profissionalização e Trabalho Docente Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

A formação continuada é um processo de aprendizagem e de socialização, de natureza voluntária, informal e pouco previsível que está centrado na interação entre colegas e nos problemas que trazem de suas práticas docentes. Por isso, um processo de formação continuada não é linear, mas sim sofre redefinições de rumos dependendo das necessidades de seus participantes. O processo de formação continuada significa de certa forma uma oportunidade de os professores perceberem que eles próprios são possuidores de um conhecimento teórico que pode contribuir para o entendimento do processo ensino-aprendizagem. Precisa-se, contudo, fazer notar que a prática reflexiva do professor aliada a atitudes de meta-aprendizagem por parte dos alunos só significará uma substancial melhora na qualidade dos conhecimentos adquiridos na escola, se essa postura não só ocorrer numa perspectiva individual no espaço escolar. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da formação continuada de professores de química de uma escola pública estadual do município de Caturité-PB. Foi feita a observação de aulas e aplicação de questionários, bem como, a realização de entrevistas com os professores. Observou-se que aulas ministradas pelo professor participante de curso de formação continuada são mais interativas e possibilitam uma melhor inter-relação com a realidade de vida dos alunos, verificando-se que um anseio por parte dos professores em participar de cursos de formação continuada na área específica de química, visando adquirir habilidades e competências para atuar melhor em suas aulas.

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