Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A LITERATURA POTIGUAR NA SALA DE AULA: PRESERVANDO A IDENTIDADE CULTURAL E LITERÁRIA

Palavra-chaves: ENSINO, LITERATURA, LITERATURA POTIGUAR, PIBID Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Língua Portuguesa
0 of 0
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17469 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 284 "titulo" => "A LITERATURA POTIGUAR NA SALA DE AULA: PRESERVANDO A IDENTIDADE CULTURAL E LITERÁRIA" "resumo" => "É sabido que as produções literárias de uma região caracterizam a cultura de um povo e mostram-se salutares para a construção de uma identidade enquanto sujeitos intelectuais. Além do mais, as leituras de produções regionais respaldam o patriotismo comunitário em que o retrato literário mostra-se através de demasiadas manifestações. Sendo assim, o trabalho com essas produções em sala de aula torna-se imprescindível para a construção do conhecimento, expansão e incentivo dos acervos sociocultural e literário. Neste viés, diante das atividades de produção textual, pesquisa, amostra e sarau realizadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAMEAM/UERN), este trabalho discute o ensino da Literatura Potiguar na vivência escolar, tendo em vista sua importância e as limitadas ações pedagógicas desenvolvidas nesta perspectiva. Para tanto, buscamos subsídios nos autores Gurgel (2001 e 2003) e Cascudo (1975) pesquisadores de relevantes trabalhos sobre a Literatura Potiguar, Candido (2014) que disserta acerca das relações entre literatura e sociedade, as orientações dos PCN+ (2002) no que versa sobre o ensino de literatura, buscamos também aporte nas ideias de Amaral (2010) direcionadas ao trabalho docente nas ramificações da Língua Portuguesa. Diante disso, esperamos que o presente estudo possa contribuir de forma significativa para o ensino e aprendizagem da Literatura Potiguar, tendo como resultado o incentivo da leitura, a propagação dos autores norte-rio-grandenses e, ao mesmo tempo, o resgate da identidade cultural e literária do Rio Grande do Norte e sua devida importância para a formação literária e cultural.É sabido que as produções literárias de uma região caracterizam a cultura de um povo e mostram-se salutares para a construção de uma identidade enquanto sujeito" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Língua Portuguesa" "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA, LITERATURA POTIGUAR, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA16_ID284_06102015085452.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BENÍCIO MACKSON DUARTE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "BENÍCIO MACKSON" "autor_email" => "beniciomackson@hotmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17469 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 284 "titulo" => "A LITERATURA POTIGUAR NA SALA DE AULA: PRESERVANDO A IDENTIDADE CULTURAL E LITERÁRIA" "resumo" => "É sabido que as produções literárias de uma região caracterizam a cultura de um povo e mostram-se salutares para a construção de uma identidade enquanto sujeitos intelectuais. Além do mais, as leituras de produções regionais respaldam o patriotismo comunitário em que o retrato literário mostra-se através de demasiadas manifestações. Sendo assim, o trabalho com essas produções em sala de aula torna-se imprescindível para a construção do conhecimento, expansão e incentivo dos acervos sociocultural e literário. Neste viés, diante das atividades de produção textual, pesquisa, amostra e sarau realizadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAMEAM/UERN), este trabalho discute o ensino da Literatura Potiguar na vivência escolar, tendo em vista sua importância e as limitadas ações pedagógicas desenvolvidas nesta perspectiva. Para tanto, buscamos subsídios nos autores Gurgel (2001 e 2003) e Cascudo (1975) pesquisadores de relevantes trabalhos sobre a Literatura Potiguar, Candido (2014) que disserta acerca das relações entre literatura e sociedade, as orientações dos PCN+ (2002) no que versa sobre o ensino de literatura, buscamos também aporte nas ideias de Amaral (2010) direcionadas ao trabalho docente nas ramificações da Língua Portuguesa. Diante disso, esperamos que o presente estudo possa contribuir de forma significativa para o ensino e aprendizagem da Literatura Potiguar, tendo como resultado o incentivo da leitura, a propagação dos autores norte-rio-grandenses e, ao mesmo tempo, o resgate da identidade cultural e literária do Rio Grande do Norte e sua devida importância para a formação literária e cultural.É sabido que as produções literárias de uma região caracterizam a cultura de um povo e mostram-se salutares para a construção de uma identidade enquanto sujeito" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Língua Portuguesa" "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA, LITERATURA POTIGUAR, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA16_ID284_06102015085452.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BENÍCIO MACKSON DUARTE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "BENÍCIO MACKSON" "autor_email" => "beniciomackson@hotmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

É sabido que as produções literárias de uma região caracterizam a cultura de um povo e mostram-se salutares para a construção de uma identidade enquanto sujeitos intelectuais. Além do mais, as leituras de produções regionais respaldam o patriotismo comunitário em que o retrato literário mostra-se através de demasiadas manifestações. Sendo assim, o trabalho com essas produções em sala de aula torna-se imprescindível para a construção do conhecimento, expansão e incentivo dos acervos sociocultural e literário. Neste viés, diante das atividades de produção textual, pesquisa, amostra e sarau realizadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAMEAM/UERN), este trabalho discute o ensino da Literatura Potiguar na vivência escolar, tendo em vista sua importância e as limitadas ações pedagógicas desenvolvidas nesta perspectiva. Para tanto, buscamos subsídios nos autores Gurgel (2001 e 2003) e Cascudo (1975) pesquisadores de relevantes trabalhos sobre a Literatura Potiguar, Candido (2014) que disserta acerca das relações entre literatura e sociedade, as orientações dos PCN+ (2002) no que versa sobre o ensino de literatura, buscamos também aporte nas ideias de Amaral (2010) direcionadas ao trabalho docente nas ramificações da Língua Portuguesa. Diante disso, esperamos que o presente estudo possa contribuir de forma significativa para o ensino e aprendizagem da Literatura Potiguar, tendo como resultado o incentivo da leitura, a propagação dos autores norte-rio-grandenses e, ao mesmo tempo, o resgate da identidade cultural e literária do Rio Grande do Norte e sua devida importância para a formação literária e cultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.