Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, CURSO DE PEDAGOGIA, ESPÍRITO CIENTÍFICO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação, Profissionalização e Trabalho Docente Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

A pesquisa no campo educacional nos faz refletir sobre vários aspectos do conhecimento, neste caso, também sobre o processo de ensino de ciências nas salas de aula mediante todo o diálogo acometido nas universidades quanto a formação inicial do professor. Esta Ciência da qual falamos é entendida aqui como patrimônio de todas as áreas do conhecimento e, não somente, dos cientistas ou das Licenciaturas específicas. Nestas reflexões oportunizaremos a visualização de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na qual busca analisar a formação dos professores no curso de pedagogia e suas orientações didático-pedagógicas para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste sentido, mostraremos que a pesquisa está enraizada na formação do ser humano, porém, este chamado Espírito científico precisa ser formado, não nasce pronto e os professores tornam-se um elemento primordial nesta construção, entretanto, sabemos que a formação inicial destes profissionais também possui lacunas e deficiências no que tange a formação de seu próprio Espírito científico e que precisa ser estimulada mesmo nos professores e a educação científica no ensino superior configura-se um dos principais meios para alcançarmos tal fim.

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