EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE AMAZÔNICA: O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DE ESTUDANTES COM NEE NA ESCOLA RIBEIRINHA
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17554 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 430 "titulo" => "EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE AMAZÔNICA: O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DE ESTUDANTES COM NEE NA ESCOLA RIBEIRINHA" "resumo" => "O Atendimento Educacional Especializado-AEE se constitui em um desafio para as políticas públicas e para as escolas do campo inclusiva em nosso país, e na Amazônia está situação é alargada pela complexidade, singularidade e geografia da região, pelas condições de infraestrutura e matérias das escolas e formação docente insuficiente. Com a finalidade de aprofundar os estudos sobre essa temática nas escolas do campo, o referido estudo tem como objetivo refletir sobre o atendimento especializado de estudantes com necessidades educacionais especiais na escola ribeirinha. A pesquisa foi desenvolvida com recursos do “Programa Novos Talentos”, vinculado à coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A mesma encontra-se ancorado nos escritos de Brasil (2008, 2010, 2011); Gomes (2010); Mantoan (2002), Caldart (2003) entre outros autores. A abordagem metodológica do estudo está apoiada na pesquisa qualitativa (SandínEsteban, 2010), tendo como instrumentos de coleta de informações a observação direta e a entrevista semiestruturada que foi realizada com (2) dois professores que atuam na sala do AEE. As observações revelam que as escolas ribeirinhas vem cumprir o papel educacional que traz a inclusão como fator importante para o processo, e mais que isso a escola realiza o AEE, embora na escola Nossa Senhora das Graças à sala de recursos multifuncional também esteja sendo utilizada para o reforço escolar. Portanto, apontamos a necessidade de melhores condições de infraestrutura física e material para os espaços onde ocorra o AEE, formação inclusiva afirmativa para os professores e políticas públicas inclusivistas que possibilitem uma educação emancipadora para esses sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, ESCOLAS RIBEIRINHAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA7_ID430_07102015143723.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA KEILA DE FREITAS AMOEDO" "autor_nome_curto" => "KEILA" "autor_email" => "keilamoedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17554 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 430 "titulo" => "EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE AMAZÔNICA: O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DE ESTUDANTES COM NEE NA ESCOLA RIBEIRINHA" "resumo" => "O Atendimento Educacional Especializado-AEE se constitui em um desafio para as políticas públicas e para as escolas do campo inclusiva em nosso país, e na Amazônia está situação é alargada pela complexidade, singularidade e geografia da região, pelas condições de infraestrutura e matérias das escolas e formação docente insuficiente. Com a finalidade de aprofundar os estudos sobre essa temática nas escolas do campo, o referido estudo tem como objetivo refletir sobre o atendimento especializado de estudantes com necessidades educacionais especiais na escola ribeirinha. A pesquisa foi desenvolvida com recursos do “Programa Novos Talentos”, vinculado à coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A mesma encontra-se ancorado nos escritos de Brasil (2008, 2010, 2011); Gomes (2010); Mantoan (2002), Caldart (2003) entre outros autores. A abordagem metodológica do estudo está apoiada na pesquisa qualitativa (SandínEsteban, 2010), tendo como instrumentos de coleta de informações a observação direta e a entrevista semiestruturada que foi realizada com (2) dois professores que atuam na sala do AEE. As observações revelam que as escolas ribeirinhas vem cumprir o papel educacional que traz a inclusão como fator importante para o processo, e mais que isso a escola realiza o AEE, embora na escola Nossa Senhora das Graças à sala de recursos multifuncional também esteja sendo utilizada para o reforço escolar. Portanto, apontamos a necessidade de melhores condições de infraestrutura física e material para os espaços onde ocorra o AEE, formação inclusiva afirmativa para os professores e políticas públicas inclusivistas que possibilitem uma educação emancipadora para esses sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, ESCOLAS RIBEIRINHAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA7_ID430_07102015143723.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA KEILA DE FREITAS AMOEDO" "autor_nome_curto" => "KEILA" "autor_email" => "keilamoedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }