Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 173
O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: DESAFIOS E SUPERAÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: HISTÓRIA LOCAL, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO DO PROFESSOR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission História da Educação

Resumo

O presente artigo destaca a importância do ensino da História local nos anos iniciais do ensino fundamental como um caminho para o desenvolvimento de atividades ligadas a um ensino comprometido com a formação social do aluno. Ensinar História é um desafio que os professores enfrentam em sua prática docente criando possibilidades de aproximar o discente da compreensão histórica para além dos livros apenas. Não existem receitas prontas, o que existe é um conjunto de habilidades, metodologias e propostas de ensino que podem e devem ser aplicadas pelo professor em sala de aula. Aos professores do Ensino Fundamental cabe a função de ensinar e produzir História, despertando os alunos para compreensão do espaço e tempo histórico, das mudanças e permanências, percebendo-se como sujeitos históricos e sua inserção na história do lugar em que vivem, resignificando suas vivências a partir de uma compreensão e importância histórica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.