SOUZA, Ana Patrícia De et al.. Educação inclusiva. Anais VII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17550>. Acesso em: 22/12/2024 15:57
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade investigar as principais fragilidades dos profissionais da educação básica em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino fundamental de uma escola estadual do município de Parintins-Am. Observando que a mesma possui uma clientela diversificada composta de Portadores de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, Distúrbios de Aprendizagem, Disfasia e Afasia. Objetivando analisar a partir do discurso do educador, como as suas práticas pedagógicas constituem elementos necessários para o diálogo inclusivo, almeja-se uma formação docente baseada numa prática inclusiva, sendo um desafio para a educação superior. As análises e discussões da problemática demonstram que os docentes abordam, sobretudo, a necessidade de formação continuada para a educação inclusiva, fazendo-se necessário assim a inserção de espaços para o diálogo de políticas públicas e planejamento educativo inclusivo no baixo amazonas. Neste sentido é relevante que haja a participação dos docentes na construção das políticas para a educação inclusiva, de modo que o olhar desses profissionais se faz necessário por terem o contato direto com os problemas do contexto escolar. Com esse diálogo haverá a possibilidade do planejamento das políticas públicas para que a prática da formação continuada possa acontecer com qualidade e assim favorecer os professores em seu fazer pedagógico, respeitando suas disponibilidades, visto que estes estão atuando em sala de aula e precisam conciliar tais demandas junto a educação para que seja levada de fato para todos. Sendo assim, é relevante considerar a formação continuada para a educação inclusiva, pois é no espaço escolar que as diferentes situações se apresentam e o professor será o mediador dos conflitos do dia a dia buscando sempre contemplar a todos com uma educação de qualidade e respeitando a diferença de cada um.