Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CINEMA: UM RECURSO COM POSSIBILIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA AÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE

Palavra-chaves: CINEMA, RECURSO PEDAGÓGICO, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17518
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 61
    "inscrito_id" => 259
    "titulo" => "CINEMA: UM RECURSO COM POSSIBILIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA AÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE"
    "resumo" => "Cinema: um recurso com possibilidades educativas na Educação Infantil por meio da ação didática pedagógica docente, tem por finalidade analisar como a imagem cinematográfica pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de crianças com idade escolar em nível da Educação Infantil, ressaltando a atuação do professor como mediador entre cinema e aluno, identificando as possibilidades de uso da imagem cinematográfica como recurso pedagógico. Deste modo a temática desta pesquisa torna-se pertinente ao perceber a intensidade com que a imagem cinematográfica está presente no ambiente sociocultural da criança e como influencia no desenvolvimento cognitivo e emocional das mesmas. Assim, busca-se por meio dessa pesquisa propor discussões referente as possibilidades do uso do cinema enquanto recurso didático pedagógico com os aprendizes da Educação Infantil. Todavia, se fez necessário delinear a atuação didático-pedagógica do professor para utilizar a imagem cinematográfica como recurso pedagógico na Educação Infantil. Pois, o professor ao utilizar o cinema em sala de aula torna o ambiente escolar próximo ao cotidiano do aprendiz e estimula competências afim de que o mesmo faça a leitura crítica da imagem cinematográfica, contribuindo com a formação das crianças de modo que sejam ativas na compreensão dos interesses da camada social burguesa que se utiliza dos diferentes instrumentos de comunicação social para impor suas ideologias. Dessa forma, a fim de elucidar a temática foi abordado de forma sucinta o universo da imagem onde está presente o cinema, para então delinear o cinema no processo educativo. Assim, para atingir os objetivos propostos no referido trabalho assumiu-se uma abordagem qualitativa e uma pesquisa bibliográfica. Nessa perspectiva, configurou-se nessa pesquisa desvelar as possibilidades educativas do cinema por meio da ação didático pedagógica do professor em sala de aula com os alunos da Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CINEMA, RECURSO PEDAGÓGICO, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA12_ID259_09102015181852.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY CRISTINA BATISTA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "KELLY B. CASTRO"
    "autor_email" => "kelly_86batista@hotmail.c"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17518
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 61
    "inscrito_id" => 259
    "titulo" => "CINEMA: UM RECURSO COM POSSIBILIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA AÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE"
    "resumo" => "Cinema: um recurso com possibilidades educativas na Educação Infantil por meio da ação didática pedagógica docente, tem por finalidade analisar como a imagem cinematográfica pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de crianças com idade escolar em nível da Educação Infantil, ressaltando a atuação do professor como mediador entre cinema e aluno, identificando as possibilidades de uso da imagem cinematográfica como recurso pedagógico. Deste modo a temática desta pesquisa torna-se pertinente ao perceber a intensidade com que a imagem cinematográfica está presente no ambiente sociocultural da criança e como influencia no desenvolvimento cognitivo e emocional das mesmas. Assim, busca-se por meio dessa pesquisa propor discussões referente as possibilidades do uso do cinema enquanto recurso didático pedagógico com os aprendizes da Educação Infantil. Todavia, se fez necessário delinear a atuação didático-pedagógica do professor para utilizar a imagem cinematográfica como recurso pedagógico na Educação Infantil. Pois, o professor ao utilizar o cinema em sala de aula torna o ambiente escolar próximo ao cotidiano do aprendiz e estimula competências afim de que o mesmo faça a leitura crítica da imagem cinematográfica, contribuindo com a formação das crianças de modo que sejam ativas na compreensão dos interesses da camada social burguesa que se utiliza dos diferentes instrumentos de comunicação social para impor suas ideologias. Dessa forma, a fim de elucidar a temática foi abordado de forma sucinta o universo da imagem onde está presente o cinema, para então delinear o cinema no processo educativo. Assim, para atingir os objetivos propostos no referido trabalho assumiu-se uma abordagem qualitativa e uma pesquisa bibliográfica. Nessa perspectiva, configurou-se nessa pesquisa desvelar as possibilidades educativas do cinema por meio da ação didático pedagógica do professor em sala de aula com os alunos da Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CINEMA, RECURSO PEDAGÓGICO, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA12_ID259_09102015181852.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY CRISTINA BATISTA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "KELLY B. CASTRO"
    "autor_email" => "kelly_86batista@hotmail.c"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Cinema: um recurso com possibilidades educativas na Educação Infantil por meio da ação didática pedagógica docente, tem por finalidade analisar como a imagem cinematográfica pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de crianças com idade escolar em nível da Educação Infantil, ressaltando a atuação do professor como mediador entre cinema e aluno, identificando as possibilidades de uso da imagem cinematográfica como recurso pedagógico. Deste modo a temática desta pesquisa torna-se pertinente ao perceber a intensidade com que a imagem cinematográfica está presente no ambiente sociocultural da criança e como influencia no desenvolvimento cognitivo e emocional das mesmas. Assim, busca-se por meio dessa pesquisa propor discussões referente as possibilidades do uso do cinema enquanto recurso didático pedagógico com os aprendizes da Educação Infantil. Todavia, se fez necessário delinear a atuação didático-pedagógica do professor para utilizar a imagem cinematográfica como recurso pedagógico na Educação Infantil. Pois, o professor ao utilizar o cinema em sala de aula torna o ambiente escolar próximo ao cotidiano do aprendiz e estimula competências afim de que o mesmo faça a leitura crítica da imagem cinematográfica, contribuindo com a formação das crianças de modo que sejam ativas na compreensão dos interesses da camada social burguesa que se utiliza dos diferentes instrumentos de comunicação social para impor suas ideologias. Dessa forma, a fim de elucidar a temática foi abordado de forma sucinta o universo da imagem onde está presente o cinema, para então delinear o cinema no processo educativo. Assim, para atingir os objetivos propostos no referido trabalho assumiu-se uma abordagem qualitativa e uma pesquisa bibliográfica. Nessa perspectiva, configurou-se nessa pesquisa desvelar as possibilidades educativas do cinema por meio da ação didático pedagógica do professor em sala de aula com os alunos da Educação Infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.