Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DIDÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE DUAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA – PI

Palavra-chaves: DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, LIBRAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Inclusiva
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17537
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 112
    "inscrito_id" => 839
    "titulo" => "DIDÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE DUAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA – PI"
    "resumo" => "O presente estudo situa-se na área da Educação Especial trazendo como tema central a didática na alfabetização dos surdos. A pesquisa analisa aspectos relevantes como: educação, história dos surdos, educação dos surdos no mundo e no Brasil, Libras, Educação Bilíngüe e a didática na alfabetização dos surdos, objetivando analisar o processo da alfabetização de surdos em duas escolas da rede municipal de Parnaíba, estudar a Língua Brasileira de Sinais, analisar os métodos didáticos utilizados no processo de alfabetização em Libras e reconhecer a importância da ludicidade no ensino da Libras. A pesquisa inicialmente bibliográfica, veio a campo desenvolvida no município de Parnaíba e contou com a participação de quatro professoras da educação especial por meio de entrevista efetivando assim nosso estudo. Alguns autores imprescindíveis embasaram a concretização teórica do trabalho: Brasil (2010), Buíssom (1943), Carmo (1991), Capovilla (2001), Goldfeld (2002) dentre outros de igual importância para realização desse estudo. Após a realização da pesquisa, conclui-se que a alfabetização dos surdos em Parnaíba, ainda encontra-se muito distante da realidade desejada, na qual são necessárias muitas mudanças na prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, LIBRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA7_ID839_21102015162344.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HIELLY SALES DIAS"
    "autor_nome_curto" => "HIELLY SALES"
    "autor_email" => "hiellysales@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17537
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 112
    "inscrito_id" => 839
    "titulo" => "DIDÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE DUAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA – PI"
    "resumo" => "O presente estudo situa-se na área da Educação Especial trazendo como tema central a didática na alfabetização dos surdos. A pesquisa analisa aspectos relevantes como: educação, história dos surdos, educação dos surdos no mundo e no Brasil, Libras, Educação Bilíngüe e a didática na alfabetização dos surdos, objetivando analisar o processo da alfabetização de surdos em duas escolas da rede municipal de Parnaíba, estudar a Língua Brasileira de Sinais, analisar os métodos didáticos utilizados no processo de alfabetização em Libras e reconhecer a importância da ludicidade no ensino da Libras. A pesquisa inicialmente bibliográfica, veio a campo desenvolvida no município de Parnaíba e contou com a participação de quatro professoras da educação especial por meio de entrevista efetivando assim nosso estudo. Alguns autores imprescindíveis embasaram a concretização teórica do trabalho: Brasil (2010), Buíssom (1943), Carmo (1991), Capovilla (2001), Goldfeld (2002) dentre outros de igual importância para realização desse estudo. Após a realização da pesquisa, conclui-se que a alfabetização dos surdos em Parnaíba, ainda encontra-se muito distante da realidade desejada, na qual são necessárias muitas mudanças na prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, LIBRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA7_ID839_21102015162344.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HIELLY SALES DIAS"
    "autor_nome_curto" => "HIELLY SALES"
    "autor_email" => "hiellysales@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O presente estudo situa-se na área da Educação Especial trazendo como tema central a didática na alfabetização dos surdos. A pesquisa analisa aspectos relevantes como: educação, história dos surdos, educação dos surdos no mundo e no Brasil, Libras, Educação Bilíngüe e a didática na alfabetização dos surdos, objetivando analisar o processo da alfabetização de surdos em duas escolas da rede municipal de Parnaíba, estudar a Língua Brasileira de Sinais, analisar os métodos didáticos utilizados no processo de alfabetização em Libras e reconhecer a importância da ludicidade no ensino da Libras. A pesquisa inicialmente bibliográfica, veio a campo desenvolvida no município de Parnaíba e contou com a participação de quatro professoras da educação especial por meio de entrevista efetivando assim nosso estudo. Alguns autores imprescindíveis embasaram a concretização teórica do trabalho: Brasil (2010), Buíssom (1943), Carmo (1991), Capovilla (2001), Goldfeld (2002) dentre outros de igual importância para realização desse estudo. Após a realização da pesquisa, conclui-se que a alfabetização dos surdos em Parnaíba, ainda encontra-se muito distante da realidade desejada, na qual são necessárias muitas mudanças na prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.