DIDÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE DUAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA – PI
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17537 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 839 "titulo" => "DIDÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE DUAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA – PI" "resumo" => "O presente estudo situa-se na área da Educação Especial trazendo como tema central a didática na alfabetização dos surdos. A pesquisa analisa aspectos relevantes como: educação, história dos surdos, educação dos surdos no mundo e no Brasil, Libras, Educação Bilíngüe e a didática na alfabetização dos surdos, objetivando analisar o processo da alfabetização de surdos em duas escolas da rede municipal de Parnaíba, estudar a Língua Brasileira de Sinais, analisar os métodos didáticos utilizados no processo de alfabetização em Libras e reconhecer a importância da ludicidade no ensino da Libras. A pesquisa inicialmente bibliográfica, veio a campo desenvolvida no município de Parnaíba e contou com a participação de quatro professoras da educação especial por meio de entrevista efetivando assim nosso estudo. Alguns autores imprescindíveis embasaram a concretização teórica do trabalho: Brasil (2010), Buíssom (1943), Carmo (1991), Capovilla (2001), Goldfeld (2002) dentre outros de igual importância para realização desse estudo. Após a realização da pesquisa, conclui-se que a alfabetização dos surdos em Parnaíba, ainda encontra-se muito distante da realidade desejada, na qual são necessárias muitas mudanças na prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, LIBRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA7_ID839_21102015162344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIELLY SALES DIAS" "autor_nome_curto" => "HIELLY SALES" "autor_email" => "hiellysales@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17537 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 839 "titulo" => "DIDÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE DUAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA – PI" "resumo" => "O presente estudo situa-se na área da Educação Especial trazendo como tema central a didática na alfabetização dos surdos. A pesquisa analisa aspectos relevantes como: educação, história dos surdos, educação dos surdos no mundo e no Brasil, Libras, Educação Bilíngüe e a didática na alfabetização dos surdos, objetivando analisar o processo da alfabetização de surdos em duas escolas da rede municipal de Parnaíba, estudar a Língua Brasileira de Sinais, analisar os métodos didáticos utilizados no processo de alfabetização em Libras e reconhecer a importância da ludicidade no ensino da Libras. A pesquisa inicialmente bibliográfica, veio a campo desenvolvida no município de Parnaíba e contou com a participação de quatro professoras da educação especial por meio de entrevista efetivando assim nosso estudo. Alguns autores imprescindíveis embasaram a concretização teórica do trabalho: Brasil (2010), Buíssom (1943), Carmo (1991), Capovilla (2001), Goldfeld (2002) dentre outros de igual importância para realização desse estudo. Após a realização da pesquisa, conclui-se que a alfabetização dos surdos em Parnaíba, ainda encontra-se muito distante da realidade desejada, na qual são necessárias muitas mudanças na prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, LIBRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA7_ID839_21102015162344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIELLY SALES DIAS" "autor_nome_curto" => "HIELLY SALES" "autor_email" => "hiellysales@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }