Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÃO CLIMÁTICA E A IMPORTÂNCIA DO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA CLIMATOLOGIA

Palavra-chaves: MATERIAL DIDÁTICO, GEOGRAFIA, CLIMATOLOGIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo, Avaliação e Práticas Escolares Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

O ensino da Geografia Física, de forma geral, e principalmente o de Climatologia, necessitam de estudos que proporcionem resultados que auxiliem os professores a transformar os fenômenos complexos do clima e seus elementos em aulas interessantes e que proporcione ao aluno o pensar e refletir criticamente elementos climáticos que os rodeiam. Dessa maneira buscamos como objetivo concretizar o processo de ensino-aprendizagem da matéria de climatologia de forma didática e que se pudesse estabelecer uma relação entre a climatologia e o cotidiano do discentes, com o intuito de tornar os conteúdos mais acessíveis. Para esse processo foram confeccionados materiais didáticos (Anemômetro e Barômetro) para que os alunos pudessem entender os processos naturais de formação e atuação dos elementos do clima: chuva, vento, umidade e temperatura e como estes elementos atuam na paisagem local, consequentemente em seu dia-a-dia. A prática do estudo foi realizada na Escola Estadual São José Operário no município de Parintins-AM, especificamente com os alunos do 6º do ensino fundamental. Como resultados, os discentes participaram e interagiram de maneira prazerosa das atividades práticas. Através das aulas ministradas e das observações feitas propomos ao professor de geografia a incorporação da prática de um ensino diferenciado para uma melhor visibilidade e compreensão dos discentes sobre os conteúdos teóricos de climatologia repassados no ensino fundamental.

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