Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA CONJUNTURA À FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIREITOS HUMANOS, ESCOLA, PROFESSORES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Inclusiva
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17539
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 256
    "inscrito_id" => 77
    "titulo" => "DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA CONJUNTURA À FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva analisar as concepções de docentes de uma Escola da rede pública na cidade de São Bento – PB, sobre Educação Inclusiva em consonância com os Direitos Humanos, numa perspectiva de formação pedagógica para atuação efetiva da Educação Especial, bem como evidenciar a importância da inclusão escolar e execução nas ações que decidem o desenvolvimento das práticas docentes nesse cenário. Compreendendo o processo educativo inclusivo como algo complexo, tornam-se necessário a realização constantes reflexões, a fim de garantir profissionais mais críticos e capazes de atuar tanto no aspecto individual, quanto coletivamente, superando todas as dificuldades e concebendo aos sujeitos o exercício pleno da cidadania. Utilizamos a pesquisa bibliográfica que faz uso, exclusivamente, da coleta de informações, conceitos e dados em livros, revistas, artigos científicos, publicações eletrônicas e outros documentos. Observamos o atendimento educacional especializado presente na proposta de educação inclusiva, que auxiliou o desenvolvimento do trabalho em sala de aula, oportunizando ao aluno sua aceitação, fazendo-se parte do contexto, participando de todos os momentos oferecidos nas aulas. Com relação aos materiais didáticos oferecidos em sala de aula, como livros didáticos, é necessário que o aluno com necessidade especial, também receba e tenha os seus, mesmo que este não saiba ou consiga realizar leitura e/ou escrita de forma convencional. Portanto, foi possível oportunizar, a formação pedagógica harmonizando os direitos humanos, em consonância com os valores que lhe são intrínsecos e desde uma abordagem interdisciplinar e multidimensional, um passo a mais na construção de uma cultura voltada à dimensão dos direitos humanos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIREITOS HUMANOS, ESCOLA, PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA7_ID77_23102015225048.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO DINIZ"
    "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17539
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 256
    "inscrito_id" => 77
    "titulo" => "DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA CONJUNTURA À FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva analisar as concepções de docentes de uma Escola da rede pública na cidade de São Bento – PB, sobre Educação Inclusiva em consonância com os Direitos Humanos, numa perspectiva de formação pedagógica para atuação efetiva da Educação Especial, bem como evidenciar a importância da inclusão escolar e execução nas ações que decidem o desenvolvimento das práticas docentes nesse cenário. Compreendendo o processo educativo inclusivo como algo complexo, tornam-se necessário a realização constantes reflexões, a fim de garantir profissionais mais críticos e capazes de atuar tanto no aspecto individual, quanto coletivamente, superando todas as dificuldades e concebendo aos sujeitos o exercício pleno da cidadania. Utilizamos a pesquisa bibliográfica que faz uso, exclusivamente, da coleta de informações, conceitos e dados em livros, revistas, artigos científicos, publicações eletrônicas e outros documentos. Observamos o atendimento educacional especializado presente na proposta de educação inclusiva, que auxiliou o desenvolvimento do trabalho em sala de aula, oportunizando ao aluno sua aceitação, fazendo-se parte do contexto, participando de todos os momentos oferecidos nas aulas. Com relação aos materiais didáticos oferecidos em sala de aula, como livros didáticos, é necessário que o aluno com necessidade especial, também receba e tenha os seus, mesmo que este não saiba ou consiga realizar leitura e/ou escrita de forma convencional. Portanto, foi possível oportunizar, a formação pedagógica harmonizando os direitos humanos, em consonância com os valores que lhe são intrínsecos e desde uma abordagem interdisciplinar e multidimensional, um passo a mais na construção de uma cultura voltada à dimensão dos direitos humanos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIREITOS HUMANOS, ESCOLA, PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA7_ID77_23102015225048.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO DINIZ"
    "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar as concepções de docentes de uma Escola da rede pública na cidade de São Bento – PB, sobre Educação Inclusiva em consonância com os Direitos Humanos, numa perspectiva de formação pedagógica para atuação efetiva da Educação Especial, bem como evidenciar a importância da inclusão escolar e execução nas ações que decidem o desenvolvimento das práticas docentes nesse cenário. Compreendendo o processo educativo inclusivo como algo complexo, tornam-se necessário a realização constantes reflexões, a fim de garantir profissionais mais críticos e capazes de atuar tanto no aspecto individual, quanto coletivamente, superando todas as dificuldades e concebendo aos sujeitos o exercício pleno da cidadania. Utilizamos a pesquisa bibliográfica que faz uso, exclusivamente, da coleta de informações, conceitos e dados em livros, revistas, artigos científicos, publicações eletrônicas e outros documentos. Observamos o atendimento educacional especializado presente na proposta de educação inclusiva, que auxiliou o desenvolvimento do trabalho em sala de aula, oportunizando ao aluno sua aceitação, fazendo-se parte do contexto, participando de todos os momentos oferecidos nas aulas. Com relação aos materiais didáticos oferecidos em sala de aula, como livros didáticos, é necessário que o aluno com necessidade especial, também receba e tenha os seus, mesmo que este não saiba ou consiga realizar leitura e/ou escrita de forma convencional. Portanto, foi possível oportunizar, a formação pedagógica harmonizando os direitos humanos, em consonância com os valores que lhe são intrínsecos e desde uma abordagem interdisciplinar e multidimensional, um passo a mais na construção de uma cultura voltada à dimensão dos direitos humanos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.